Lajeado amplia vacinação contra Covid-19 para pessoas que completam 58 anos em 2021

Baixa procura de pessoas com 59 e 58 anos fez prefeitura abrir possibilidade de imunização para novo grupo na manhã desta quinta-feira; imunização segue nesta sexta


0
Foto: Divulgação / Prefeitura de Lajeado

A Prefeitura de Lajeado ampliou a faixa etária da vacinação contra a Covid-19 na manhã desta quinta-feira (3). Agora, podem se vacinar pessoas que tenham 58 anos ou que tenham 57 e completem 58 anos em 2021, ou seja: pessoas nascidas até 31 de dezembro de 1963. Desde quarta-feira (2) estão sendo vacinadas na faixa etária de 59 anos. As pessoas que desejam se vacinar nesta quinta podem buscar a imunização até às 14h desta quinta no Parque do Imigrante, no sistema drive-thru.

Nesta sexta a imunização continuará sendo feita no Parque do Imigrante e estará disponível também na Secretaria de Desenvolvimento Social (Antiga Sthas), no Centro da cidade, das 8h às 14h. Para a vacinação desta faixa etária será necessário somente apresentar um documento de identificação. Os outros grupos prioritários seguirão sendo vacinados nos mesmos horários e locais. A segunda dose de AtraZeneca também está sendo aplicada.

Vacinação dos professores de nível superior e profissionais da saúde

Professores de Ensino Superior e profissionais de saúde terão a vacinação marcada pelo município por meio de um sistema próprio de agendamento que está sendo usado para atender os profissionais da Educação Básica. O link para cadastramento destes profissionais será disponibilizado nos próximos dias e será comunicado diretamente aos grupos interessados. As informações sobre como fazer o cadastro e os documentos necessários que deverão ser apresentados por estes profissionais no momento de fazer a vacina serão comunicados nos próximos dias no site e nas redes sociais da Prefeitura de Lajeado.

VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 EM LAJEADO:

Quem pode se vacinar:
– Pessoas nascidas até 31/12/1963. Apresentar documento de identidade.
– Pessoas com síndrome de Down maiores de 18 anos.
– BPCs (pessoas com doenças incapacitantes que estão cadastradas no sistema do Benefício de Prestação Continuada – BPC) com 18 anos ou mais. Apresentar documento de identificação e comprovante de inscrição no sistema. Estas pessoas devem buscar se vacinar preferencialmente no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Social (antiga Sthas).
– Pessoas com as comorbidades da lista abaixo com 18 anos ou mais: apresentar de documento de identidade e documento padrão de profissional da saúde informando a comorbidade. O documento pode ser baixado aqui e impresso para preenchimento. Pacientes com comorbidades que são acompanhados pelos postos de saúde da rede municipal deverão solicitar o documento com o seu médico de referência ou o profissional do posto poderá atestar a comorbidade de acordo com o prontuário de registro do paciente no posto. Pacientes atendidos no sistema privado também devem solicitar o documento padrão do seu médico ou um atestado específico que tenha a descrição em palavras por extenso da comorbidade (e não apenas a citação do código da CID no atestado).
– PCDs (Pessoas com Deficiência Permanente – PCD) com 18 anos ou mais. Apresentar documento que comprove a deficiência, como laudo médico, cartões de gratuidade de transporte público, documento oficial de identidade com a indicação da deficiência ou qualquer outro documento que comprove a especificidade. Em casos em que o indivíduo não possua um documento comprobatório, será aceita uma autodeclaração.
– Trabalhadores do transporte portuário (que atuam em portos) ou aéreo (que atuem em aeroportos, como pilotos ou aeromoças).
– Pessoas que tem que fazer a segunda dose da Oxford.
Locais de vacinação:
-Local 1: Parque do Imigrante (Avenida Parque do Imigrante, s/nº, bairro Alto do Parque). Será EXCLUSIVAMENTE no modo drive-thru. Os veículos deverão acessar o Parque pela entrada lateral (junto ao Restaurante Panorâmico e à Defesa Civil).
– Local 2: a partir de sexta-feira: Auditório da Secretaria do Desenvolvimento Social (antiga Sthas, na Rua Cel. Júlio May, s/nº, bairro Centro). O auditório está localizado junto à secretaria, com entrada pela rua Cel. Júlio May.
Horário de vacinação (mesmo horário nos dois locais):
– Das 8h às 14h, sem fechar ao meio dia.

Texto: Ricardo Sander
ricardosander@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui