Lajeado amplia vacinação de comorbidades para 35 anos nesta sexta-feira

O município iniciou nesta quinta-feira a vacinação de profissionais da educação com comorbidades


0
Foto: Reprodução /Arquivo

Nesta sexta-feira (14), pessoas com comorbidades com 35 anos ou mais podem se vacinar nos pontos de imunização: Parque do Imigrante, exclusivamente no drive-thru; e no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Social (antiga Sthas). Em ambos os locais a vacinação ocorrerá das 8h às 14h, sem fechar ao meio dia. A faixa etária foi ampliada para beneficiar mais pessoas, incluindo também pessoas que recebam BPC (Benefício de Prestação Continuada) com 35 anos ou mais.

Já na tarde desta quinta-feira (13), a Prefeitura de Lajeado deu início à vacinação contra a Covid-19 dos profissionais da educação regular que atuam no Ensino Básico das redes municipal, estadual e particular em Lajeado. A imunização, que ocorrerá no Posto de Saúde do Centro, será feita de acordo com a disponibilidade de doses, presença de comorbidades e faixa etária (dos mais velhos aos mais novos). Apenas trabalhadores com mais de 40 anos e com comorbidades foram vacinados no primeiro dia.

Para a primeira professora a ser vacinada nesta quinta-feira, Lenita Elisabete Jantsch, 58 anos, a vacinação é um ato de liberdade. “Minha maior alegria foi quando eu pude voltar para a sala de aula. Para mim, a escola é vida, é onde o meu mundo se torna perfeito. E a vacina trouxe mais tranquilidade e também acolhimento. Me sinto muito feliz em ter sido a primeira professora a ser vacinada”, contou Lenita, professora na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEI) Criança Esperança.

Por sua vez, a diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Otília Corrêa de Lima, Leandra Maria Radadelli, conta que ter sido vacinada foi uma grande oportunidade. “A vacina é muito importante para todos nós professores. Queremos trabalhar e atender as crianças. E a vacina traz uma segurança a mais. Vou compartilhar minha foto sendo vacinada nos grupos de família e professores para incentivá-los a fazerem também”, disse Leandra.

Para a imunização dos profissionais da educação, está sendo disponibilizado um sistema de agendamento, por meio do qual os profissionais devem se cadastrar e aguardar o agendamento da data e horário para vacinação. No momento da imunização, os profissionais devem apresentar um documento assinado pela escola que comprove a vinculação ativa do profissional com o estabelecimento e, no caso de comorbidades, devem apresentar atestado que comprove a condição. Profissionais da educação devem se cadastrar no link bit.ly/agendavacinalajeado

Vacinação Covid nesta sexta-feira

 

Quem pode se vacinar:

– Pessoas com síndrome de Down maiores de 18 anos

– Pessoas maiores de 18 anos que façam hemodiálise (serão vacinadas em local específico, não devem procurar os pontos de vacinação)

– Puérperas (mulheres que tiveram bebê há no máximo 45 dias) maiores de 18 anos – Apresentar documento que comprove o parto (registro de nascido vivo, certidão de nascimento, etc.)

– BPCs (pessoas com doenças incapacitantes que estão cadastradas no sistema do Benefício de Prestação Continuada – BPC) com 35 anos ou mais. Apresentar documento de identificação e comprovante de inscrição no sistema. Estas pessoas devem buscar se vacinar preferencialmente no auditório da Sthas.

– Pessoas com as comorbidades da lista abaixo com 35 anos ou mais: apresentar de documento de identidade e documento padrão de profissional da saúde informando a comorbidade. O documento pode ser baixado aqui e impresso para preenchimento. Pacientes com comorbidades que são acompanhados pelos postos de saúde da rede municipal deverão solicitar o documento com o seu médico de referência ou o profissional do posto poderá atestar a comorbidade de acordo com o prontuário de registro do paciente no posto. Pacientes atendidos no sistema privado também devem solicitar o documento padrão do seu médico ou um atestado específico que tenha a descrição em palavras por extenso da comorbidade (e não apenas a citação do código da CID no atestado).

– Pessoas que tem que fazer a segunda dose da Oxford podem se vacinar. Não há doses de Coronavac disponíveis para segunda dose nesta sexta-feira. AI/RC

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui