Lajeado aplica segundas doses nesta sexta-feira; sábado terá vacinação de primeiras doses

O intervalo entre a dose 1 e a dose 2 das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca volta a ser de doze semanas


0
Foto: Maiara Rovêa / Divulgação

Nesta sexta-feira (23), Lajeado seguirá fazendo apenas aplicações de segundas doses, tanto de AstraZeneca quanto de CoronaVac. Além disso, a partir desta sexta-feira (23), o intervalo entre as doses um e dois de Pfizer e AstraZeneca volta a ser doze semanas. O local para vacinação nesta sexta-feira será apenas no Posto de Saúde do Centro, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.

Já no sábado (24), com o recebimento de um novo lote de vacinas que deverá ser entregue ao município no final da tarde de sexta-feira, Lajeado ampliará a vacinação de doses para pessoas de qualquer sexo nascidas até 31 de dezembro de 1986, ou seja, que completam 35 anos em 2021. Pessoas que buscarem pela segunda dose devem apresentar a carteirinha de vacinação comprovando a data da primeira dose.

Intervalo entre doses da Pfizer e AstraZeneca volta a ser de 12 semanas

A permissão, por parte do Governo do Estado, para antecipação em duas semanas para a aplicação da segunda dose das vacinas Pfizer e AstraZeneca está encerrada. Agora, o período de intervalo entre a dose 1 e a dose 2 volta a ser de doze semanas, e não mais de 10. Já o intervalo da CoronaVac é de 28 dias.

Desta forma, pessoas que buscarem pela segunda dose devem ficar atentas à data que está anotada na carteirinha de vacinação comprovando a data da primeira dose. Em Lajeado, o novo período já voltará a ser adotado a partir desta sexta-feira.

Vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades

Adolescentes que têm entre 12 e 17 anos completos e tenham comorbidades poderão se vacinar com a nova remessa de doses enviada ao município. Para atender este público, a Prefeitura está concluindo um sistema de cadastramento específico para que estes jovens possam marcar o horário da sua vacinação. Este grupo pode receber apenas a vacina da Pfizer, da qual o município deve receber uma quantidade específica na tarde desta sexta-feira. As comorbidades que serão atendidas neste momento para vacinação foram especificadas pelo Governo do Estado. O quadro de comorbidades está disponível aqui.

Os pais ou responsáveis pelo adolescente com comorbidades deverão providenciar atestado médico que comprove a comorbidade do adolescente. O modelo do atestado está disponível aqui. Médicos privados podem baixar o documento, completá-lo e assiná-lo. Adolescentes atendidos nos postos de saúde podem solicitar o documento no posto, que será fornecido mediante consulta ao prontuário do paciente. Enquanto o cadastro não está disponível, as famílias já podem ir providenciando o documento junto a seus médicos ou postos de saúde.

Pelo sistema de agendamento, as famílias poderão escolher dia e horário da vacina conforme calendário organizado pelo município. O sistema de cadastro deverá estar disponível nos próximos dias, e a vacinação deste grupo ocorrerá na semana que vem. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui