Lajeado conclui plano de imunização por faixas etárias contra a covid-19 com 90% de vacinação do público-alvo

Segundo o secretário Cláudio Klein, a tendência é que seja realizada a aplicação da terceira dose em idosos e profissionais da saúde


0
Foto: Duda Ferrari

O município de Lajeado atingiu a marca de 90,29% do público-alvo – maiores de 18 anos – com pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19. Das 66.520 pessoas que compõem esse grupo, 60.065 já foram vacinadas. Neste domingo (22), houve a aplicação de 1.247 primeiras doses para o público com 18 anos, finalizando o plano de imunização por faixas etárias.


ouça a reportagem

 


Segundo o secretário da Saúde, Cláudio Klein, a população lajeadense aceitou muito bem a proposta de vacinação. Ele lembra que outros países têm enfrentado dificuldades, onde cerca de 30 a 40% da população não busca a imunização. “Quando a gente começa uma campanha de vacinação, existe uma meta que o governo nos propõem e a meta na covid-19 girou entre 88 e 90% do público-alvo. Então nós atingimos os 18 anos, que é toda a faixa etária vacinável, e também os 90% da proposta de campanha. Acho que isso é muito positivo para a nossa sociedade, pois temos visto bons resultados no declínio de casos de coronavírus e parte disso atribuímos seguramente a esta vacinação”, comemora.

Conforme explica o secretário, a utilização do drive-thru, no Parque do Imigrante, busca a vacinação de novos grupos. Portanto, como este não é o foco momentâneo do plano de imunização, as doses agora foram distribuídas em cinco postos de saúde do município. “São postos um pouco maiores, onde nós sempre tivemos uma demanda maior por vacinas. Então pretendemos deixar a aplicação de uma forma definitiva nestes locais, podendo abrir o drive-thru novamente quando ocorrer uma campanha específica de chamamento de grupo, ou algum dia D de vacinação”, pontua.

Secretário Cláudio Klein (Foto: Artur Dullius)

Em razão da falta de vacinas contra a Covid-19, a Prefeitura de Lajeado aplica apenas segundas doses nesta segunda-feira (23). A tendência, no entanto, de acordo com o secretário, é que novas doses cheguem ao município ainda no decorrer desta semana. Quando isso ocorrer, pessoas maiores de 18 anos que, excepcionalmente, ainda não buscaram a imunização, poderão se vacinar. “Estamos procurando ver com as grandes empresas de Lajeado, se há grupos importantes por serem vacinados, para trabalhar a imunização dentro das instituições. Possivelmente, vamos fazer também uma terceira dose nos primeiros grupos vacinados, compostos por idosos e profissionais da saúde e, quando houver vacinas disponíveis, iremos antecipar a aplicação das segundas doses”, projeta.

Podem procurar as unidades de saúde as pessoas que tomaram a primeira dose de CoronaVac até 26 de julho, e a primeira dose de Oxford/AstraZeneca ou de Pfizer até 31 de maio. Os imunizantes são aplicados nos postos do Centro, São Cristóvão, Montanha, Olarias e Jardim do Cedro. Nesta segunda-feira, a aplicação das vacinas ocorre das 10h às 14h, sem fechar ao meio-dia. Nos outros dias será das 8h às 14h.

Locais de vacinação desta segunda-feira:

1) Posto de Saúde do Centro (auditório) – Rua Júlio May 383 – Bairro Centro
2) Posto de Saúde do São Cristóvão (entrada pela rua dos fundos) – Rua Fábio Brito de Azambuja, 124 – Bairro São Cristóvão
3) Posto de Saúde do Montanha (entrada principal) – Rua João Sebastiany, 1.312 – Bairro Montanha
4) Posto de Saúde do Olarias (auditório, pela rua lateral) – Rua Christiano Schneider, 238 – Bairro Olarias
5) Posto de Saúde do Jardim do Cedro (auditório, pela rampa lateral) – Rua Octavio Trierweiler, 1.520 – Bairro Jardim do Cedro

Texto: Artur Dullius
reporter@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui