Lajeado cresce exponencialmente e chega aos 61,7% de usuários de internet fibra óptica

Aumento repentino tem correlação com a pandemia e o isolamento social


0
Foto: Ilustrativa / Divulgação

Grandes mudanças ocorreram no ano de 2020 e infelizmente ainda continuam nos afetando em 2021.O aparecimento de um vírus mudou toda dinâmica social e econômica dos países, não sendo diferente no Brasil e consequentemente em Lajeado.

O trabalho que pode ser feito remotamente foi feito desde casa no período mais crítico da pandemia e vai voltar a esse sistema. Com isso, a qualidade da internet dentro da casa dos trabalhadores se tornou algo totalmente necessário e prioritário, pois o trabalho passava pelo fato de ter uma velocidade no mínimo razoável.

Um estudo feito pela Selectra, demonstra como as modalidades de internet foram impactadas pelo vírus da covid-19. O dado que mais chama a atenção é o crescimento exponencial do uso de fibra óptica. Em 2017, o município apenas possuía 10,2% de usuários do serviço, chegando aos 61,7¨% em 2020. O aumento sustenta a tese de que as pessoas necessitam de uma internet mais qualificada.

 

Duas modalidades que perderam totalmente a força na cidade foram a de cabo coaxial e a de cabos metálicos. As duas possuem apenas 13,4% e 9,9% do market share no município, constatando o fato de que muitas das vezes o serviço fornecido por elas não era o ideal. A velocidade de internet contratada pelo cidadão não era a que chegava em casa, diminuindo cada vez mais o número de clientes.

Também pode-se observar que a internet via rádio também apresenta uma certa decadência desde 2017. Isso acontece pelo fato de ser um serviço que demanda muito investimento por parte dos donos e muitas vezes essas empresas preferem investir em uma modalidade de serviço mais segura (fibra óptica e cabos metálicos). Observe abaixo os dados da pesquisa.

Formas de uso de internet em Lajeado

Fonte: https://podecomparar.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui