Lajeado decide manter restrições e esportes coletivos seguem proibidos

Além disso, bares, restaurantes, casas noturnas e de festas seguem horário limite; Comitê regional cobrará mesmo posicionamento da Amvat


0
Marcelo Caumo (Foto: Joel Alves)

Na tarde desta terça-feira (1), o prefeito Marcelo Caumo, participou de uma reunião com os membros do Comitê Covid de Lajeado, que reúne, além de setores do município, representantes do Hospital Bruno Born, da Unimed. O encontro ocorreu no auditório do Hospital Bruno Born (HBB). O cenário atual da pandemia no município e as próximas medidas que serão adotadas, tendo como base o Sistema 3As de Monitoramento, foram discutidas no encontro.

A administração municipal suspendeu os jogos de esportes coletivos de contato, entre outras atividades. Em sete dias, o Comitê de Contingenciamento do Covid-19 fará uma reanálise e cobrará o mesmo posicionamento da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), que no último dia 21 de maio voltou a permitir a realização de eventos e atividades esportivas.

Bares e restaurantes, casas noturnas e de festas seguem com restrições. As medidas valerão por 14 dias. “As restrições servem para não incentivar  atração de público  e circulação do vírus”, afirma o prefeito de Lajeado.

À reportagem, Caumo destacou a importância do encontro para analisar os dados e o comportamento da pandemia na cidade. Segundo ele, no encontro anterior, realizado no dia 19 de março, foi solicitado a colaboração de todos, principalmente para evitar um aumentos na média de atendimentos diários nos postos de atendimento e na UPA. Com a média de 90 atendimentos diários, os números estão estabilizando.

Outra observação apontada pelo gestor municipal é o aumento no percentual da positividade dos testes.  Com base no relatório, a cada 100 testes, 23 apresentam resultado positivo. “O vírus está circulando com maior velocidade”, pondera.

Veja as restrições que permanecerão em vigor. Nas atividades em que não há menção específica, serão seguidas as regras do Estado.

Esporte:

– Jogos de esportes coletivos de contato (futebol, basquete, entre outros.) ficam suspensos

– Competições esportivas de qualquer tipo ficam suspensas, sem previsão de liberação

Bares e restaurantes

– Bares e restaurantes têm restrição de horário: abertura até 22h e saída do último cliente até as 23h

– Não será permitido música ao vivo e nem pista de dança

– Mesas com distância de 2 metros uma da outra, com no máximo 5 pessoas por mesa

– Fila externa é responsabilidade do proprietário

– Não será permitido clientes em pé

Casas noturnas e de festas

– Casas noturnas com atividades suspensas

– Casas de festa infantis com permissão de eventos limitadas a máximo 50 pessoas (respeitando regras extras de ocupação e distanciamento), de preferencialmente crianças de até 12 anos e 4 horas por evento, com fechamento até 23h.

Escolas

– Vacinação dos professores ds educação básica está 95% concluída para primeira dose

– Será a última atividade a ser suspensa

– Cursos livres seguem permitidos neste momento

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui