Lajeado decreta take-away na Carlos Spohr Filho e mudanças na gratuidade para idosos nos ônibus

Medidas foram publicadas pela Prefeitura na tarde desta sexta-feira (24).


0
Prefeitura busca frear o crescimento dos casos de Covid-19 em Lajeado (Foto: Natalia Ribeiro)

Em novo decreto, publicado na tarde desta sexta-feira (24), a Prefeitura de Lajeado anunciou novas medidas de contenção da Covid-19 no município. São 43 casos confirmados e duas mortes em Lajeado até o momento. As restrições envolvem comércios instalados na Rua Carlos Spohr Filho, no Bairro Moinhos, onde há dois focos da doença, e o uso de transporte coletivo pelos idosos, um dos grupos de risco.

A contar desta sexta-feira, a gratuidade de uso dos ônibus aos idosos será exclusiva nos horários das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30. Com relação ao comércio, aqueles que estiverem localizados na Rua Carlos Spohr Filho deverão adotar o take-away, ou seja, pague e leve. Neste método o cliente encomenda o produto e faz a retirada no local ou recebe o pedido por meio de tele-entrega em sua casa ou trabalho.

O novo regramento valerá para bares, lancherias, food trucks, mercados e açougues localizados na Rua Carlos Spohr Filho, entre o entroncamento com a Rua Francisco Oscar Karnal até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A via tem duas empresas do ramo de alimentação que têm parte dos casos confirmados de Covid-19 em Lajeado, a Companhia Minuano de Alimentos e BRF. O objetivo é evitar a propagação da Covid-19, diante do aumento de casos em Lajeado.

No caso dos mercados e açougues da via, a mudança valerá para o horário compreendido entre às 12h30 e 17h, podendo nos demais horários seguir com atendimento presencial, desde que observando o cumprimento de todas as demais regras estabelecidas na legislação municipal e estadual. Já com relação aos bares, lancherias e food trucks, estes poderão atender ao público apenas no turno da manhã, devendo após as 13h atender, exclusivamente, no sistema de tele-entrega ou take-away, sendo vedada qualquer presença de público nos locais.

Em outros pontos de Lajeado, a não ser na Carlos Spohr Filho, bares, lancherias e food trucks deverão encerrar as atividades às 20h, restando vedada a permanência de clientes e o consumo no local após este horário. Estes não poderão colocar mesas e cadeiras no passeio público. As lojas de conveniência estão autorizadas a atender de segunda a sábado, das 7h às 20h, com proibição ao consumo no interior do estabelecimento.

A fiscalização dos itens colocados no decreto será exercida de forma compartilhada pelo setor de fiscalização da Secretaria do Planejamento de Lajeado, pelos fiscais da Vigilância Sanitária e pela equipe da Secretaria de Segurança Pública de Lajeado.

Texto: Natalia Ribeiro
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui