Nesta semana o Rio Grande do Sul deve receber mais de 300 mil doses da vacina contra a Covid-19. No primeiro momento, as imunizações serão destinadas aos profissionais da saúde, idosos a partir dos 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais e que vivem em asilos e instituições psiquiátricas. O secretário de Saúde de Lajeado, Cláudio Klein, concedeu entrevista ao programa Encontro Maior da Rádio do Vale e estimou que o município deve ser contemplado com até 2.400 doses. O número é baseado em uma distribuição uniforme por parte do Governo do Estado.
ouça a entrevista
Antes da chegada das imunizações, haverá uma reunião na manhã desta terça-feira (19) em Porto Alegre. Na ocasião, serão dirimidas algumas dúvidas quanto a todo o procedimento de repasse das doses, a estabilidade das vacinas para o transporte aos locais de aplicação, bem como se a população precisará assinar algum termo de conhecimento sobre o caráter emergencial da imunização e possíveis efeitos colaterais.
A Secretaria de Saúde de Lajeado terá três câmaras frias para armazenamento das vacinas. Cada uma delas com capacidade para até 25 mil doses. GL