Lajeado divulga programação da Semana Farroupilha

O evento acontecerá entre os dias 14 e 20 de setembro


0

O Acampamento Farroupilha, que integra a 3ª Semana Farroupilha de Lajeado, está sendo montado no Parque Professor Theobaldo Dick, e a programação dos festejos está definida. O evento, realizado pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em parceria com a Associação Municipal da Tradição Gaúcha (AMTG), acontecerá entre os dias 14 e 20 de setembro. Em função disso, parte do estacionamento do Parque dos Dick, onde acontecerão as atrações e o acampamento, ficará interrompido até o final do evento.

A abertura da 3ª Semana Farroupilha será no dia 14 de setembro, às 19h30, no Parque dos Dick, com a chegada da Chama Crioula. Atrações como shows, apresentações artísticas e exposição na Casa de Cultura também integrarão a programação do evento, que ainda pode sofrer alterações. A novidade deste ano será o Show Farroupilha em Movimento, um caminhão que percorrerá as principais ruas de Lajeado levando músicas cantadas pelos artistas Daniel Torres e Borghettinho. O trajeto ainda será definido. Veja mais abaixo a programação completa.

Todos os 15 ranchos do acampamento já foram alugados, tanto por entidades tradicionalistas quanto por pessoas da comunidade. O CTG Tropilha Farrapa já garantiu o seu espaço.

“A Semana Farroupilha para nós é o momento de cultivar nossas tradições e homenagear os líderes da Revolução Farroupilha. Temos orgulho de onde viemos e sabemos para onde vamos. Os nossos preparativos estão praticamente prontos. O Rancho estará decorado com peças antigas, e teremos confraternizações em pequenos grupos, sempre respeitando os protocolos de segurança”, contou Clarice Batista Borges, Patroa do CTG Tropilha Farrapa da gestão 2021.

Medidas de segurança serão observadas para evitar a contaminação por coronavírus. Em shows e demais apresentações que receberão público, haverá distanciamento entre as cadeiras. A recomendação do município é que as pessoas que queiram participar ou prestigiar tenham recebido pelo menos a 1º dose da vacina contra a Covid-19. O uso de máscara será obrigatório para circulação, e a Secretaria Municipal de Saúde estará presente no Parque dos Dick para assegurar o cumprimento de regras sanitárias.

Além das medidas contra o coronavírus, também haverá regras para participação de entidades e tradicionalistas no acampamento, como horário de abertura e fechamento, não presença de cavalos e a não comercialização de produtos. A Ervateira Rei Verde estará no local oferecendo erva e água quente. A orientação é que cada um leve seus apetrechos para tomar o chimarrão de forma individual, sem compartilhamento de cuia.

O evento, que tem o apoio da Gaita Produções, terá como patrona a 1ª Prenda do CTG Bento Gonçalves de 1955, Nelsy Cattoi Conte. Saiba mais sobre ela clicando aqui.

Confira a programação:

14/09 – Terça-feira
19h30 – Abertura – Chegada da Chama e homenagem à Patrona
Apresentação dos alunos das Oficinas de Musicalização da Casa de Cultura
21h – Show de Ênio Medeiros

15/09 – Quarta-feira
17h – Show Farroupilha em Movimento, com Daniel Torres e Borghettinho, que percorrerão as ruas de Lajeado.

16/09 – Quinta- feira
20h – Show de Lisando Amaral

17/09 – Sexta-feira
19h – Orquestra de Concertos de Lajeado
21h – Batecasco
18/09 – Sábado
19h – Oração à terra
21h – Tornado da Vanera

19/09 – Domingo
17h – Grupo de danças da Aldeia Foxá (participação de Caroline Scariot)
19h – Orquestra Jovem de Lajeado
21h – Lida Bruta

20/09 – Segunda-feira
9h – Cavalgada (saída do Parque Ney Santos Arruda) com recepção no acampamento
17h – Show de Pablo Pereira
19h – Apagar da Chama e protocolo de encerramento, com participação do Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi
21h – Alma Crioula

Atividades paralelas:
Painel Anita Garibaldi

Neste ano, em todo o Rio Grande do Sul, a Semana Farroupilha será dedicada às comemorações pela passagem dos 200 anos do nascimento de Anita Garibaldi. Para aderir às comemorações do Estado, a artista Flávia Pozzobon irá retratar a figura de Anita Garibaldi em um painel, que será instalado no acampamento.

Exposição na Casa de Cultura

A partir do dia 8 de setembro a comunidade também poderá prestigiar a exposição “Mês Farroupilha: o modo de vestir e os usos e costumes do gaúcho através dos tempos”. O público poderá realizar uma viagem no tempo com demonstração de indumentárias desde o traje primitivo, farroupilha, estancieiro, charqueador, até o traje atual, além de objetos que fazem parte das atividades cotidianas e festivas do gaúcho. O lançamento oficial da exposição será no dia 14/09, às 10h, na Casa de Cultura de Lajeado.

Sacada Cultural

Para integrar a programação, a Casa de Cultura realizará mais uma edição do projeto Sacada Cultural. A dupla Kevin e Kauã, jovens moradores de Pouso Novo, irão se apresentar no dia 17 de setembro, às 12h, nas sacadas da Casa. AI/VM

 


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui