Lajeado e mais sete municípios da região têm supermercados fechados nesta sexta-feira

Medida atende a acordo coletivo firmado entre sindicatos por conta do Dia do Trabalhador, celebrado na data.


0
Medida vale para municípios abrangidos pelo Sindicomerciários (Foto: Éderson Moisés Käfer/ Divulgação Languiru)

Um acordo firmado entre sindicatos prevê o fechamento dos supermercados em alguns municípios da região durante esta sexta-feira (1º), Dia do Trabalhador. Firmado há alguns anos, e repetido em 2020, o tratado vale para os estabelecimentos de Arroio do Meio, Boqueirão do Leão, Cruzeiro do Sul, Estrela, Lajeado, Muçum, Pouso Novo e Progresso, representados pelo Sindicomerciários-VT.

Por mais que o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP), tenha anunciado a liberação dos serviços essenciais no feriado, como os supermercados, estes não poderão abrir. O presidente do Sindicomerciários, Marco Daniel Rockenbach, explica que “temos uma convenção coletiva, o Sindicato dos Comerciários junto do Sindigêneros, a qual regula a utilização de mão de obra. O decreto municipal regula a abertura e o fechamento”.

Mão de obra assalariada não poderá ser utilizada na data. Porém, trabalho familiar será permitido, segundo ele. “O que deve acontecer é os mercados pequenos, de bairro, atendidos com a família, atenderem com mão de forma familiar”.

O decreto da Prefeitura de Lajeado suspende a abertura do comércio, das indústrias e dos bares a contar das 20h desta quinta-feira (30) até as 6h da próxima segunda-feira (4), como forma de evitar a aglomeração de pessoas e evitar a propagação da Covid-19. Desta forma, no sábado (2) e no domingo (3) os supermercados poderão funcionar nos municípios. Confira aqui os horários do fim de semana.

Texto: Natalia Ribeiro / jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui