Lajeado e região voltam para a bandeira laranja

Esta é a décima sétima rodada no Modelo de Distanciamento Controlado do RS.


0
Foto: Governo do RS

Os municípios da região de Lajeado (maioria do Vale do Taquari) voltaram para a bandeira laranja na décima sétima rodada, conforme critérios do Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul.

As informações foram divulgadas em novo giro das bandeiras que ocorre às sextas-feiras. Essas restrições valem até o dia 7 de setembro (outra segunda-feira). O novo giro das bandeiras ocorre na próxima sexta (4).

A bandeira laranja significa ter risco médio para Covid-19, com média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus.

Para o mapa preliminar a ser divulgado nesta sexta-feira (28), o Vale do Taquari tem oito mortes e 565 casos do novo coronavírus (semana de 21 a 27 de agosto). Sendo que na semana de 14 a 20 de agosto, apresentava quatro mortes e 379 casos do novo coronavírus. Aumento de 50% nos óbitos e de 49% de casos.

A Região de Lajeado apresentou melhora na avaliação de dois indicadores que abrangem dados específicos da região: Velocidade de Propagação e 1 de Mudança da Capacidade de Atendimento da Macrorregião dos Vales. A região apresentou redução da média ponderada final para dentro dos parâmetros que determinam a bandeira final na cor Laranja. A média ponderada ficou em 1,34; e para entrar na bandeira vermelha é de 1,50.

Estado

O Rio Grande do Sul registra nesta sexta-feira (28), 2.581 novos casos de Covid-19 e chega a um total de 120.739. O número estimado de recuperados é de 108.985 (90% dos casos); em acompanhamento 8.431 (7%); e 3.323 óbitos no total, sendo 50 deles ocorridos entre os dias entre os dias 31 de julho e 27 de agosto. Os dados são da Secretaria Estadual da Saúde do RS.

Vale do Taquari

Desde o começo da pandemia, o Vale do Taquari já teve 6.507 testes positivos do novo coronavírus reconhecidos pela Secretaria Estadual da Saúde. As prefeituras de referência consideram que 6.069 dos pacientes estão recuperados (93,2%), 345 ativos (5,3%) e 93 morreram em decorrência da infecção (1,4%).

Texto: Rita de Cássia
redacao@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui