Lajeado e Teutônia manifestam interesse em aderir ao consórcio para aquisição de vacinas contra Covid-19

Informações foram publicadas na tarde desta quarta-feira (3). Municípios fazem parte do termo de adesão ao consórcio liderado pela Frente Nacional de Prefeitos.


0
Foto: Dado Ruvic / Reuters

Os municípios de Lajeado e Teutônia manifestaram interesse em aderir ao consórcio para aquisição de vacinas contra a Covid-19. Ambas as informações foram publicadas em redes sociais. Em Teutônia, a página da prefeitura no Facebook informou que o prefeito Celso Forneck assinou nesta quarta-feira (3) o termo de adesão ao consórcio liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Em Lajeado, o prefeito Marcelo Caumo escreveu que esta “é mais uma ação que em busca das vacinas”. O chefe do executivo lajeadense ainda falou que o município também manifestou interesse em outro consórcio liderado por Porto Alegre. Caumo disse que a prefeitura sabe da importância de acelerar e ampliar a vacinação, buscando imunizar o quanto antes a maior parte da população. Completando que Lajeado já tem recursos reservados para investimentos em vacinas e vai se dedicar a encontrar os melhores caminhos para a compra direta, se necessário for.

Publicação da Prefeitura de Teutônia (Foto: Reprodução)
Post publicado pela prefeitura de Lajado (Foto: Reprodução)

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (2) o projeto de lei que descentraliza a compra de vacinas contra a Covid-19 e facilita a aquisição dos imunizantes pela União, pelos governos estaduais e municipais e pela iniciativa privada. O texto é de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e segue agora para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Segundo a proposta, enquanto durar a emergência em saúde pública causada pela Covid-19, a União, os estados e os municípios estarão autorizados a comprar vacinas e a assumir riscos relacionados a eventuais efeitos adversos pós-vacinação. Essa regra só vale se a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tiver concedido registro ou autorização temporária de uso emergencial das vacinas adquiridas.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui