Lajeado encaminha ofício ao Estado para tentar evitar bandeira vermelha

Documento desta quarta-feira (15) reitera pedido para que pacientes de outras macrorregiões, internados em UTIs locais, não sejam contabilizados para o Vale.


0
Troca de bandeira pode resultar no fechamento do comércio (Foto: Arquivo/ Natalia Ribeiro)

A um dia do fim do prazo para a contabilização de dados de mais uma rodada do programa de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Lajeado encaminhou, nesta quarta-feira (15), ofício ao comitê de dados do sistema pedindo que pacientes de outras macrorregiões, internados em UTIs locais, não sejam contados para o Vale. Se isso ocorrer, a bandeira pode mudar para vermelha.

O documento aponta que a maioria dos pacientes que estão na macrorregião de Lajeado pertencem a outras. Das 27 pessoas internadas em UTIs com confirmação para a doença 15 são de outros locais, ou seja, 55,5%. Já entre os 13 com suspeita, que aguardam resultado de exame, oito são de fora. Neste caso o percentual é de 61,5%. “A intenção é, novamente, contribuir para o aperfeiçoamento do sistema”, disse a administração na manifestação de quatro páginas enviada ao Estado.

Esta não é a primeira vez que o Vale do Taquari faz o pedido ao governo do Estado. Em 14 de maio, durante reunião com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, os prefeitos já haviam apresentado a demanda. Em ofício remetido ao Piratini em 19 de junho, a Associação de Municípios do Vale do Taquari (Amvat) colocou que “este pleito já havia sido solicitado, com aceno positivo por parte da secretária no atendimento das mudanças sugeridas pelas lideranças”. O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, acredita que “pelos resultados recentes o critério não está sendo aplicado”.

A região está na nona semana consecutiva de bandeira laranja, que permite, com restrições, a abertura do comércio e o funcionamento dos serviços. Esteve na vermelha durante um período, no mês de maio, na primeira semana do Distanciamento Controlado. O Vale do Taquari tinha 3.555 casos do novo coronavírus até a noite desta quarta-feira, segundo a Secretaria Estadual da Saúde. Destes pacientes, 3.160 estão curados (88,8%), 342 em tratamento (9,6%) e 55 faleceram (1,5%). Um dos óbitos, de Estrela, ainda não foi reconhecido pelo governo gaúcho.

Na sexta-feira (17) será divulgado o mapa preliminar do Distanciamento Controlado. Até a noite desta quarta-feira o Vale do Taquari tinha sete mortes para serem contabilizadas para a semana seguinte. São 11 critérios e entre eles estão óbitos pela Covid-19, leitos disponíveis e ocupados de UTI e pessoas acima de 60 anos.

Texto: Natalia Ribeiro
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui