Lajeado exigirá carteirinha de vacinação contra Covid para que população acesse determinados ambientes

Detalhes ainda estão em estudo. Conforme o prefeito, ideia é estimular que a população procure realizar a imunização. Caumo cita que prática é adotada por países na estratégia de retomada pós-covid


0
Foto: Tiago Silva

A Prefeitura de Lajeado já se prepara para começar a solicitar comprovação de vacinação contra a Covid-19 para frequentar atividades com aglomeração de pessoas. “O município começa a se programar para ter atividades exclusivas para pessoas vacinadas”, confirma o prefeito Marcelo Caumo, em entrevista nesta sexta-feira à Rádio Independente.


Ouça a entrevista

 


Os detalhes das atividades, o grau de exigência e a forma de aplicação da medida ainda estão em análise pela administração municipal. “Talvez isso não seja na semana que vem e nem na outra, mas cerca de 60 dias nós teremos atividades onde será necessária a apresentação do cartão de vacinação. Apresentando o cartão de vacinação, a pessoa está autorizada a fazer a atividade”, Caumo explica. “Se respeita quem não queira se vacinar, mas terá prioridade aquelas pessoas que procurarem a vacinação”, adianta, sobre a retomada de certas práticas.

Conforme o prefeito, a ideia é estimular a comunidade a procurar a imunização. “Essa é uma estratégia comprovada: a vacinação é a melhor atividade para combater a pandemia.”

Caumo lembra que a solicitação de comprovação de vacinação para adentrar em eventos, por exemplo, “é uma proposta que a gente tem observado no resto do mundo”. “Estive acompanhando o torneiro de tênis da França, Roland Garros, e podem participar as pessoas que comprovam que estão vacinadas. Nos Estados Unidos, nas atividades de basquete, os ginásios estão sendo frequentados pelas pessoas vacinadas”, aponta.

“Aqui a gente pretende fazer isso: exigir a carteirinha como estímulo para que, efetivamente, se busque a vacinação. Nós queremos retomar, naturalmente, os eventos”, destaca o prefeito.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui