Lajeado inaugura Centro de Atendimento destinado às crianças com transtornos do neurodesenvolvimento, nesta quinta-feira 

Iniciativa do município, chamada de "Casa Verde", tem como objetivo atender à crescente demanda na área, como do Transtorno do Espectro Autista


0
Enfermeira Naiana de Quadros (Foto: Rodrigo Gallas)

Lajeado inaugura o Centro Municipal de Atendimento dos Transtornos do Neurodesenvolvimento, a “Casa verde”, nesta quinta-feira (7), às 10h. O local atenderá crianças e adolescentes, de três a 18 anos, portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência intelectual, dificuldade em comunicação e alguns transtornos motores. A iniciativa é implementada com recursos próprios do município, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa).

A coordenadora do Centro de Apoio Psico Social Infantil (Caps Infantil), a enfermeira Naiana de Quadros, será também gestora da Casa Verde. Ela explica que a iniciativa tem como objetivo atender à crescente demanda da área. “Os serviços que já existem hoje não estavam dando conta”, relata.

 

O Centro está localizado na Rua Saldanha Marinho, 703, ao lado do Caps Infantil, e contará com uma equipe multidisciplinar, composta por terapeuta ocupacional, psicólogo, enfermeiro, educador físico, fonoaudiólogo e psicopedagogo.

A rede de Saúde Pública será responsável por organizar os diagnóstico por meio da atenção básica. Portanto, os postos de saúde de Lajeado serão a porta de entrada para o atendimento na Casa Verde. O Centro será um local de escuta a crianças e suas famílias, buscando proporcionar aos pais ferramentas que auxiliem no desenvolvimento das crianças.

Texto: Rodrigo Gallas
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui