Lajeado inicia as obras de ampliação da Emei Pequeno Lar do Bairro Olarias

Projeto prevê a construção de banheiros, áreas de serviços, cozinha, refeitório, área administrativa, salas de aula e solário


0
Foto: Divulgação

As paredes do novo prédio da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Pequeno Lar, localizada no Bairro Olarias, já estão sendo erguidas. O projeto, que prevê a construção de banheiros, áreas de serviços, cozinha, refeitório, área administrativa, salas de aula e solário, tem conclusão prevista para outubro deste ano.

Segundo a arquiteta da Secretaria de Planejamento e Urbanismo de Lajeado, Rute Driemeyer, as obras de ampliação iniciaram em janeiro com ajustes no terreno, fechamento do local de obra com tapumes para segurança, escavação e remoção de terra, fundações e paredes de contenção. 

A escola, que atualmente está com as atividades presenciais suspensas em razão da pandemia, atende 158 alunos. A expectativa, segundo a secretária da Educação, Vera Plein, é de que a nova construção permitirá que a escola atenda 240 crianças em turno integral na escola. “Essa obra servirá para qualificar o atendimento e o ensino na rede pública municipal. Por isso, é muito gratificante ver esse projeto se concretizando”, falou Vera.

A diretora da Emei, Mariângela Ritter Rodrigues, diz que está na expectativa para receber as crianças e as professoras no novo espaço. “Essa ampliação auxiliará no sentido de ofertar novas vagas e propiciar um ambiente melhor para os alunos que já são atendidos, visto que a arquitetura do novo prédio foi pensada para ser uma escola de Educação Infantil”, contou Mariângela.

Segundo Vera Plein, a secretaria tem feito ampliações e melhorias em diversas escolas da rede municipal. “Investimos em todas as nossas instituições, tanto Emeis quanto Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). Esses investimentos têm se dado com o intuito de qualificar cada vez mais nossa educação e a cada dia atender melhor a nossa comunidade, investindo, principalmente, na qualidade das aprendizagens, na formação docente, na melhoria dos espaços e na ampliação de oferta de vagas”, explicou.

Relembre o que prevê o projeto da Emei Olarias:

– O desnível do terreno favoreceu a construção de dois pavimentos. A conexão entre eles será feita por meio de duas escadas e uma rampa externa, e também está prevista uma espera para instalação de uma plataforma elevatória.

– No andar superior serão construídos banheiros, áreas de serviços, cozinha, refeitório, área administrativa, seis salas de aula e solário para receber as crianças de 0 a 3 anos.

– O andar inferior, que poderá ser acessado por duas escadas internas ou pelo pátio externo, está projetado para ter quatro salas de aula para crianças de 3 a 5 anos, sala multiuso, banheiros, refeitório e um espaço para atividades coletivas.

– O projeto também prevê janelas de abrir com grades nas salas do andar superior e, no pavimento inferior, as portas serão de correr, ou seja, permitirão o acesso direto das crianças ao pátio da escola.

– Para a entrada do novo prédio foi projetada uma área coberta, que servirá de abrigo em dias chuvosos e também poderá ser utilizado para atividades com pequenos grupos. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui