Lajeado inicia em janeiro a colocação de ecobarreiras nos arroios do Engenho e Encantado

A ideia é reter os resíduos sólidos flutuantes antes que adentrem aos arroios. As barreiras foram construídas por alunos do projeto Guardiões Mirins


0
Barreiras têm a função de reter resíduos sólidos nos arroios (Foto: Divulgação)

Lajeado começa em janeiro a instalação de ecobarreiras no Arroio do Engenho, nas proximidades do novo Parque Ney Santos Arruda, na orla do Rio Taquari, e Arroio Encantado, no Parque dos Dick. Posteriormente, a prefeitura estenderá a iniciativa para o Arroio Saraquá. O modelo é inspirado no projeto desenvolvido por Porto Alegre no Guaíba, e busca fazer a retenção dos resíduos sólidos flutuantes que possam adentrar nos arroios e, posteriormente, ir ao Rio Taquari.

Em uma estratégia de conscientização, os resíduos serão retirados e pesados para que a população possa compreender a quantidade de lixo é produzida e destinada ao lugar errado. Em entrevista ao Troca de Ideias desta quinta-feira (23), a vice-prefeita Gláucia Schumacher disse que é uma ideia simples, mas com resultados enormes “não só na coleta de lixo, mas na visualização”, aponta.

O secretário de Meio Ambiente, Luiz Benoit, explica que as barreiras constituem-se de galões com bombonas plásticas de 20 litros, cedidas por empresas e construídas pelas crianças integrantes do projeto Guardiões Mirins.

Eles são alunos de escolas do município, com formatura da primeira turma de guardiões, dentro do Pacto Lajeado Pela Paz, em fevereiro de 2022.

“A gente tem que conhecer o problema e tentar resolver”, comenta a vice-prefeita.

De acordo com ela, uma cidade inteligente e tecnológica não pode deixar de falar em sustentabilidade. Gláucia argumenta ainda que sustentabilidade não é somente uma cidade mais verde; passa por um conjunto de ações que tratam sobre arborização, saneamento básico, tratamento de água e esgoto, e mobilidade urbana.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui