Lajeado intensifica operações de trânsito no combate a casos de embriaguez ao volante

No sábado passado 86 veículos foram abordados durante a fiscalização. Ações devem ocorrer de forma mais efetiva durante os finais de semana


0
No sábado (25), a operação abordou 86 veículos com 23 tipos de infrações (Foto: Divulgação)

Visando combater casos de embriaguez ao volante, perturbação do sossego e demais irregularidades em Lajeado, a Secretaria de Segurança Pública, em conjunto com o Departamento de Trânsito e apoio da Brigada Militar, começaram a intensificar as ações de fiscalização no trânsito, com operações no caráter de “balada segura”. Os trabalhos acontecerão todos os dias, mas serão mais efetivos durante os finais de semana, tanto na área central da cidade como em bairros, com pontos e horários estratégicos escolhidos e analisados pelos profissionais.


OUÇA A REPORTAGEM 


Secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli (Foto: Gabriela Hautrive)

Conforme o secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli, as ações se baseiam em denúncias e pontos preestabelecidos pelas equipes. “Visando principalmente ações de embriaguez ao volante”, completa.

A primeira fiscalização neste formato foi realizada no último sábado (25), em que 86 veículos foram abordados, sendo cinco removidos ao depósito.

 

Chefe operacional do Departamento de Trânsito, José Gabriel Becker (Foto: Gabriela Hautrive)

Os tipos de autuações são por diversas irregularidades, segundo o chefe operacional do Departamento de Trânsito, José Gabriel Becker. “Oferecemos etilômetros a várias pessoas, utilizamos dois, e outras infrações foi documentação vencida, sem Cnh e outras situações”, destaca.

Ao todo, dez pessoas participaram da operação, sendo seis fiscais de trânsito e três policiais militares. “Essas operações são feitas em conjunto porque a fiscalização do trânsito é feita por nós, agentes, e a Brigada Militar dá a segurança no local”, explica.

O trabalho será contínuo e a ideia é diminuir o número de ocorrências com embriaguez ao volante, e como consequência, perturbação de sossego, conforme o secretário. “Conter também os crimes que ocorrem em decorrência dessas ações, drogas, álcool, embriaguez, essas situações todas”. Nas ocorrências é possível avistar motoristas bebendo e dirigindo ao mesmo tempo, segundo Locatelli, sendo que 50% das pessoas são de municípios próximos, mas não de Lajeado.

Todo o estudo e processo para escolha de pontos estratégicos também contam com colaboração da comunidade. “Os locais vêm para nós através de ações dos contatos da brigada, ouvidoria, informações que recebemos no trânsito, secretarias e toda população lajeadense”, reforça. Além das abordagens em veículos, a operação do último sábado contou com 23 autuações por infrações como: licenciamento de veículo vencido; não possuir CNH ou estar com a mesma vencida; não usar o uso do cinto de segurança; permitir condução para condutor sem CNH; andar com farol apagado ou queimado; desobedecer ordem; estacionar em local proibido e não parar em sinal vermelho.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui