Lajeado lança licitação para novo prédio com 200 vagas para a Emei Pequeno Lar

Edital de licitação para a construção foi publicado no Diário Oficial na quinta-feira (2).


0
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Educação (SED), construirá um novo prédio para a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Pequeno Lar, localizada no Bairro Olarias. Quando concluído, o novo prédio permitirá a criação de 200 novas vagas integrais para crianças de zero a cinco anos. O projeto arquitetônico, elaborado pelo setor de projetos da Secretaria do Planejamento e Urbanismo (Seplan), já foi concluído. O edital de licitação para a construção foi publicado no Diário Oficial na quinta-feira (2).

O novo prédio da escola será construído no mesmo terreno da atual edificação. Serão 1.057 metros quadrados, distribuídos em dois pavimentos. Conforme a arquiteta da Seplan, Rute Driemeyer, a proposta buscou a melhor ocupação do terreno para oportunizar o melhor aproveitamento do pátio da escola para que as crianças também tivessem um espaço de qualidade ao ar livre.

O novo prédio será construído nos fundos do atual prédio (Foto: Divulgação)

De acordo com a diretora da Emei, Mariângela Ritter Rodrigues, o atual prédio da escola havia sido adaptado para atender a Educação Infantil e, por isso, não há uma boa distribuição dos espaços físicos. “A construção de um prédio novo e adequado contribuirá para o desenvolvimento dos alunos, visto que a arquitetura foi pensada de modo a contemplar as necessidades dos mesmos. É uma demanda da escola e também da comunidade. A possibilidade da obra nos deixa muito contentes, pois sabemos que poderemos melhorar ainda mais o trabalho que já vem sendo feito”, contou Mariângela.

A escola, que assim como os demais estabelecimentos de ensino segue com as atividades presenciais para os estudante suspensas em razão da pandemia, atende 158 alunos, sendo que a maioria está matriculada em período integral. Conforme a secretária da Educação, Vera Plein, com a nova construção será possível criar mais de 200 novas vagas em turno integral na escola.

A licitação está prevista para ocorrer no dia 22 de julho. A expectativa da prefeitura é que as obras comecem nos próximos meses.

Saiba o que prevê o projeto:

– O desnível do terreno favoreceu a construção de dois pavimentos. A conexão entre eles será feita por meio de duas escadas e uma rampa externa, e também está prevista uma espera para instalação de uma plataforma elevatória.

– No andar superior serão construídos banheiros, áreas de serviços, cozinha, refeitório, área administrativa, seis salas de aula e solário para receberem as crianças de 0 a 3 anos.

– O andar inferior, que poderá ser acessado por duas escadas internas ou pelo pátio externo, está projetado para ter quatro salas de aula para crianças de 3 a 5 anos, sala multiuso, banheiros, refeitório e um espaço para atividades coletivas.

– Além disso, o projeto também prevê janelas de abrir com grades nas salas do andar superior e, no pavimento inferior, as portas serão de correr, ou seja, permitirão o acesso direto das crianças ao pátio da escola.

– Para a entrada do novo prédio foi projetada uma área coberta, que servirá de abrigo em dias chuvosos e também poderá ser utilizado para atividades com pequenos grupos. AI/GH

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui