Lajeado muda protocolo de comunicação de casos suspeitos nas escolas

Medida visa controlar crescimento da pandemia no município.


1

Para garantir a transparência das informações acerca de casos suspeitos de Covid-19 na rede de educação municipal, a Secretaria da Educação de Lajeado alterou o protocolo de comunicação sobre casos suspeitos entre profissionais das escolas. Até agora, as famílias eram comunicadas apenas quando havia confirmação do exame do profissional, em razão de se buscar proteger a privacidade do profissional enquanto o caso ainda fosse suspeito.

Com a nova medida, as escolas comunicarão as famílias sempre que um profissional, mesmo sendo apenas caso suspeito, se afaste das atividades. A nota de esclarecimento, assinada pela Secretária Municipal da Educação, Vera Plein, foi enviada às direções das escolas municipais nesta quinta-feira(25). “Reiteramos que, em hipótese alguma, houve a intenção de omitir informação e pedimos nossas sinceras desculpas à comunidade em razão de o comunicado anterior poder ter sido entendido como negligência com a comunidade escolar e com nossos profissionais, gerando desconforto a todos os envolvidos. Vamos mudar nosso processo interno para garantir ainda mais transparência nesta comunicação”, disse Vera.

Sempre que um profissional da educação ou aluno apresenta sintomas respiratórios, ele é afastado das atividades e da frequência escolar para que busque atendimento médico e faça o exame para detectar a Covid, enquanto os contatos da escola são monitorados. Se o exame der negativo, ele retorna à escola. Se o exame der positivo, a pessoa segue afastada até completar o ciclo da doença, e a situação é avaliada para ser definido o afastamento ou não dos contratantes dependendo dos protocolos, uma vez que há outros fatores que devem ser analisados. AI/VM.


1 comentário

  1. Que bom quando uma pessoa que exerce um cargo público, pago pelo contribuinte reconhece seu “des”serviço à comunidade e com humildade pede desculpas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui