Lajeado muda regramentos do transporte público na pandemia

Serão permitidas até dez pessoas de pé. Máscara e álcool gel são obrigatórios. Bares e restaurantes tiveram ampliação de horário.


0
Uso de máscara e disponibilização de álcool gel são obrigatórios nas viagens (Foto: Arquivo/Natalia Ribeiro)

Em decreto publicado na segunda-feira (28) a Prefeitura de Lajeado determinou como serão conduzidas as restrições causadas pela pandemia da Covid-19 nos próximos dias. Também fez alterações e ampliou possibilidades. Há mudanças aplicadas no transporte público e nos estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes.


OUÇA A ENTREVISTA


 

No transporte público passou a ser permitida a presença de até dez pessoas de pé nos itinerários urbanos. Antes a capacidade era calculada apenas com os usuários sentados. Secretária de Administração de Lajeado, Elisangela Hoss de Souza explica que a regra da Prefeitura “é um pouco mais restritiva que o decreto estadual, que limita a 60%. Entendemos que, assim, oferecemos mais segurança ao passageiro”.

A Expresso Azul, vencedora de licitação para operar o transporte em Lajeado, está atenta às mudanças no regramento municipal. A empresa diz que a lotação média é de 40 passageiros sentados. Com a nova regra, seriam permitidos 40 sentados e dez de pé. Antes do decreto pessoas acabavam sendo vistas levantadas. A Azul explica que nesses casos o usuário optava por não ocupar os bancos, mesmo com disponibilidade.

O novo limite, publicado nesta semana, já está sendo adotado pela Azul. “Apesar de que em 90% dos horários não temos ocupação para 50% das poltronas”, fala a direção da empresa. Em 22 de junho a Expresso Azul assumiu as linhas de Lajeado.

A segunda mudança aplicada no transporte local diz respeito aos horários voltados aos idosos, que são grupo de risco para o novo coronavírus. Desde a primeira quinzena de agosto está destituído o período especial, com gratuidade das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30. A alteração, contudo, foi publicada no decreto da segunda.

Secretária de Administração de Lajeado, Elisangela Hoss de Souza (Foto: Natalia Ribeiro)

Lajeado tem regras específicas para os ônibus, ampliadas diante do que determina o governo do Rio Grande do Sul. A secretária Elisangela relata que “o modelo de Distanciamento do Estado estabelece regras quanto ao transporte coletivo, mas ele não fala especificamente sobre o uso de máscara e álcool gel. Nós exigimos isso no nosso transporte. Então além dos passageiros sentados mais dez, todos devem usar máscara e o uso de álcool gel é obrigatório em todos os veículos”.

Bares e restaurantes

Alguns estabelecimentos comerciais tiveram o horário limite de funcionamento ampliado das 23h para as 24h. A mudança envolve bares, restaurantes, pubs, food trucks, trailers e demais estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas. Este é o novo período permitido para o atendimento ao público, todos os dias, sendo vedada a permanência de clientes após o horário definido. A medida está em vigor desde 21 de setembro e foi reeditada para o atual período, a contar do dia 28 de setembro.

Também foi aumentada a possibilidade de pessoas por mesa, passando de cinco para seis. As mesas devem ter distanciamento de dois metros, a partir de decreto do governo do Estado. A Prefeitura de Lajeado espera a publicação de novas regras, pelo Piratini, acerca de eventos de grande porte, como shows. A normativa é aguardada desde a semana passada, segundo a secretária. “A Cultura está pensando o que é possível fazer, mantendo todas as medidas de segurança, até porque o setor de cultura foi muito afetado pela pandemia e as pessoas precisam retomar as atividades”, diz.

Texto: Natalia Ribeiro
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui