Lajeado passa a fazer dose de reforço para maiores de 18 anos com 5 meses de intervalo

Somente que recebeu a vacina da Janssen não receberá a dose de reforço neste momento, pois terá uma segunda dose


0
Foto: Divulgação

Após formalização da orientação sobre doses de reforço pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde, Lajeado inicia nesta terça-feira (23), a aplicação de doses de reforço em todas as pessoas acima de 18 anos que tenham intervalo de 5 meses entre a segunda dose e a data da dose de reforço. Somente as pessoas que receberam a vacina da Janssen não poderão receber a dose de reforço neste momento porque a vacina, que era dose única, terá uma segunda dose. O município aguarda o recebimento de um lote de Janssen para iniciar a aplicação da dose 2 neste grupo.

Até o momento, estavam recebendo as doses de reforço os profissionais da saúde, pessoas imunossuprimidas e idosos acima de 60 anos. A partir de agora, qualquer pessoa maior de 18 anos que fez a segunda dose até o dia 23 de junho pode buscar pela dose de reforço (exceto quem recebeu Janssen). Além das doses de reforço, no Caps Adulto são feitas as primeiras e segundas doses de todos os grupos. A vacinação é das 8h às 14h, sem fechar ao meio dia.

Para ampliar a cobertura vacinal, a Secretaria da Saúde reforça a necessidade de vacinação de três diferentes grupos, confira abaixo:

– Dose 1 de adolescentes de 12 a 17 anos;
– Dose 2 de pessoas de 18 a 39 anos;
– Dose de Reforço de pessoas de 80 anos ou mais.

Os jovens de 12 anos a 17 anos devem apresentar documento de identidade e também a sua carteirinha de vacinação. Adolescentes não precisam estar acompanhados de pais ou responsáveis. Tanto para segunda dose quanto para dose de reforço é preciso apresentar documento de identidade e carteirinha de vacinação comprovando a data da última dose.

Vacinação nesta terça-feira:

Quem pode fazer:

– Primeira dose para adolescentes com 12 anos ou mais;
– Primeira dose para maiores de 18 anos;
– Segunda dose de CoronaVac: para quem fez a primeira dose até 26/10;
– Segunda dose de AstraZeneca: para quem fez a primeira dose até 14/09;
– Segunda dose de Pfizer: para quem fez a primeira dose de Pfizer até o dia 02/11;
– Dose de reforço: pessoas acima de 18 anos que tenham completado o esquema vacinal básico (exceto da vacina Janssen), com a segunda dose feita há no mínimo 5 meses, ou seja, até 23/06. AI/RC

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui