Lajeado prepara mutirão de vacinação das 8h às 20h nesta sexta-feira

Vacinação será das 8h às 20h no Caps Adulto


0
Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (5), Lajeado fará um mutirão de vacinação contra a covid-19. Com equipes de vacinadores concentradas no Caps Adulto, a vacinação será das 8h às 20h, sem fechar ao meio dia, para todos os grupos. O objetivo é acelerar a imunização de quem ainda não fez a Dose 1 e completar os esquemas vacinais de quem já recebeu a primeira dose. Outra mudança é que, excepcionalmente nesta sexta-feira, será feita a antecipação da segunda dose da vacina Pfizer para 21 dias, ou seja para quem fez a primeira dose desta vacina até dia 15/10.

Podem buscar pela vacinação pessoas maiores de 18 anos e adolescentes de 12 a 17 anos residentes em Lajeado. Além de primeiras doses, serão feitas as segundas doses e doses de reforço. Somente nesta sexta-feira, em razão do mutirão e da quantidade de doses disponíveis será feita a antecipação da segunda dose da vacina Pfizer para 21 dias, ou seja para quem fez a vacina até dia 15/10.

Os jovens de 12 anos a 17 anos devem apresentar documento de identidade e também a sua carteirinha de vacinação. Adolescentes não precisam estar acompanhados de pais ou responsáveis. Já as doses de reforço estão sendo aplicadas em profissionais da saúde e idosos com 60 anos ou mais que fizeram a segunda dose ou a dose única há pelo menos seis meses, ou seja, até 05/05. Profissionais de saúde precisam apresentar comprovante de trabalhador de saúde em exercício de atividade profissional no município de Lajeado ou ainda de estudante em serviços de saúde. Para ter acesso a este documento, clique aqui.

Tanto para segunda dose quanto para dose de reforço é preciso apresentar documento de identidade e carteirinha de vacinação comprovando a data da última dose. Lajeado atinge a marca de 100% da população maior de 18 anos vacinada com a primeira dose

Com 100% da população maior de 18 anos vacinada com a primeira dose, Lajeado segue imunizando pessoas maiores de 18 anos e adolescentes de 12 a 17 anos. No total, são 66.680 pessoas vacinadas com a Dose 1 no município e 52.657 mil pessoas vacinadas com a Dose 2, ou seja, 79,2% da população vacinável já está com o esquema vacinal completo.

A estimativa da quantidade de população maior de 18 anos a ser vacinada é feita pelo Ministério da Saúde, que quantificou este número em 66.520 pessoas para Lajeado. Já a população de adolescentes está estimada em 6.400 pessoas. Ainda assim, há pessoas com mais de 18 anos que ainda não se vacinaram, uma vez que a estimativa pode estar defasada e não considera pessoas que migram entre as cidades. Em razão disso, a vacinação segue sendo feita para estes públicos. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui