Lajeado publica decreto que flexibiliza uso de máscaras em ambientes abertos e fechados

Uma nova reunião foi marcada para o próximo dia 24 de março, na qual será avaliado o impacto das novas medidas


0
Reunião do Comitê Covid em Lajeado definiu a flexibilização das máscaras (Foto: Divulgação)

O uso de máscaras em Lajeado será flexibilizado, e elas deixarão de ser exigidas em espaços abertos e fechados, com exceção de serviços de saúde, instituições de longa permanência (ILPIs) e transporte coletivo. A decisão foi tomada durante reunião desta terça-feira (15), do Comitê Covid, formado em março de 2020 por entidades e poder público para avaliar a evolução da pandemia no município.

O grupo esteve reunido para analisar os números atuais da pandemia e discutir o uso de máscaras. Participaram da reunião o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, a vice-prefeita, Gláucia Schumacher, o secretário de Saúde, Cláudio Klein, a secretária da Educação, Adriana Vetorello, e representantes do Hospital Bruno Born, UPA e escolas.

A principal decisão tomada foi de tornar o uso de máscaras facultativo em todo o município, tanto em ambientes externo como internos, com exceção de serviços de saúde, instituições de longa permanência e transporte coletivo. A decisão foi tomada em conjunto pelo grupo e passa a valer a partir da publicação do Decreto 12.642, que pode ser acessado clicando aqui, na página 22. Como fundamentação para a decisão, o grupo avaliou os números da pandemia e da vacinação no município: nesta terça-feira, o HBB não contava com nenhuma pessoa em UTI, internação ou observação com casos de covid (horário das 12h) e o número de casos ativos atingiu 103. Quanto à vacinação, 99,2% dos maiores de 18 anos já receberam as duas doses da vacina em Lajeado.

Uma nova reunião foi marcada para o próximo dia 24 de março, na qual será avaliado o impacto das novas medidas. Importante salientar que o Decreto torna o uso da máscara facultativo, e não proíbe o munícipe de seguir fazendo o uso de máscara se essa for sua vontade. O Executivo ainda reforça a importância da vacinação para todos os públicos, incluindo a dose de reforço. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui