Lajeado realiza neste sábado o Dia D Municipal de Vacinação contra influenza, sarampo e covid-19

Ação tem o objetivo de ampliar a cobertura vacinal dos públicos-alvo que ainda não receberam a imunização


0
Foto: Arquivo / Divulgação

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Saúde, realiza neste sábado (21), o Dia D Municipal de Vacinação contra influenza, sarampo e covid-19. O Dia D ocorre nos postos dos bairros Centro e São Cristóvão, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. A ação tem o objetivo de ampliar a cobertura vacinal dos públicos-alvo que ainda não receberam a imunização.

Influenza – Estão aptos a serem imunizados contra Influenza profissionais da saúde, crianças de 6 meses até 9 anos completos, pessoas acima de 55 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da educação, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, rodoviários, passageiros e de longo curso, trabalhadores portuários e pessoas com comorbidades (confira a lista). Para as crianças é obrigatório a apresentação da caderneta de vacinação.

Sarampo – Já a campanha contra o Sarampo é voltada a profissionais da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Para as crianças é obrigatório a apresentação da caderneta de vacinação.

Covid-19 – Podem se vacinar para 1ª, 2º e doses de reforço, pessoas a partir de 18 anos. Para crianças e adolescentes de até 17 anos, estão disponíveis 1ª e 2ª doses da vacina. A segunda dose de reforço está liberada para maiores de 70 anos, com intervalo de quatro meses após a primeira dose de reforço. Também há disponibilidade de vacinação com a 2ª dose de Pfizer para adolescentes de 12 a 17 anos. A vacina estava em falta e volta a estar disponível nos postos.

Calendário para atualização de vacinação de rotina e campanhas vigentes

O Dia D Municipal de Vacinação é voltado à imunização contra Influenza, Sarampo e Covid-19, porém as vacinas de rotina também estarão disponíveis aos que tiverem com doses atrasadas.

A partir do sábado, 4 de junho, o Posto de Saúde do Centro abrirá todo primeiro sábado do mês, das 8h às 14h. A iniciativa ocorre para possibilitar a atualização dos calendários vacinais de rotina e campanhas vigentes para pessoas que não tem a possibilidade de se vacinar na Unidade de Saúde de referência do bairro durante a semana. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui