Lajeado recebe 29ª Gincana do Caminhoneiro

No Rio Grande do Sul, atividade passará por Lajeado e Canguçu.


0
Dois municípios do Rio Grande do Sul irão receber a iniciativa (Foto: Divulgação/Assessoria)

Essenciais para o bom funcionamento da economia, os caminhoneiros enfrentam desafios diários com viagens longas, preocupação com a segurança nas estradas, a distância da família, entre outros. Mas, aqueles que estiverem com rota programada para as cidades de Lajeado e Canguçu, no Rio Grande do Sul, ou adjacências, terão a oportunidade de desfrutar de momentos de descompressão e sentir-se em casa durante duas etapas da 29ª Gincana do Caminhoneiro que acontecem em agosto.

Com a proposta de levar aos estradeiros cuidados com a saúde, prevenção, apoio socioeconômico e a possibilidade de ganhar um caminhão zero km, a comitiva da 29ª Gincana do Caminhoneiro se instala em Lajeado nos dias 21 e 22 de agosto no Posto Fórmula – BR 386 km 347 – e em Canguçu, nos dias 26 e 27 de agosto, no Posto Fita Azul – BR 392 km 140 – ambos integrantes da Rede Siga Bem de postos Petrobras que, em parceria com a IVECO, patrocinam a ação.

Em cada etapa é montada uma infraestrutura com atendimentos de saúde, incluindo testes de glicemia, aferição de pressão arterial e temperatura, orientações sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar obesidade e vacinação (inclusive em Lajeado, contará com participação Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde da cidade). A iniciativa inclui a conscientização da necessidade do uso de máscara (como usá-las e a maneira ideal de desinfecção), passando pelo hábito de lavar sempre as mãos e usar álcool gel, até a importância da higienização da cabine do caminhão

A 29ª Gincana do Caminhoneiro também oferece aos profissionais da estrada a oportunidade de testarem sua habilidade no comando de um caminhão IVECO Tector. Numa pista demarcada por cones, o caminhoneiro tem que faz um trajeto driblando cones, como se estivesse desviando dos buracos na estrada, com o objeta meta de não derrubar nenhum deles. Nesse momento, ao ir para a pista, o caminhoneiro recebe, na prática, instruções de como deve higienizar a cabine e pontos estratégicos do caminhão sujeitos à contaminação.

Embora o teste de habilidade seja gratuito, para conquistar sua oportunidade de ir para a grande final da Gincana do Caminhoneiro e concorrer ao cobiçado caminhão IVECO Tector Zero km, o estradeiro precisa apresentar CNH categorias C, D ou E; ter, obrigatoriamente, passado no atendimento de saúde do local e validar seu tempo. Para isso, basta apresentar um consumo de R$ 500 em combustível nos postos da Rede Siga Bem ou aquisição de créditos de mesmo valor no Cartão do Caminhoneiro Petrobras.

Com o apoio da Polícia Rodoviária Federal , do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte e da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura -, neste momento, a 29ª Gincana do Caminhoneiro está em sua segunda fase – que vai da 19ª a 36ª etapa -, onde vai classificar mais 18 bons de braço, que estarão reunidos na segunda semifinal do evento, que acontecerá no dia 13 de setembro, na cidade baiana de Santo Estevão. Lá, além de receberem o título de “Gincaneiro 2020”, irão disputar cinco vagas para a grande final, prevista para março de 2021, quando o vencedor levará para casa um caminhão IVECO Tector zero km.

Na estrada desde meado de junho, rodando simultaneamente com duas comitivas por regiões distintas do Brasil, a programação da Gincana do Caminhoneiro terá um total de 90 etapas. Confira programação da temporada acessando o site: www.gincanadocaminhoneiro.com.br . AI/NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui