Lajeado recebe nesta quinta-feira simulado de enchente com defesas civis do Estado

O treinamento será realizado no Salão de Eventos da Prefeitura, a partir das 8h45


0
Foto: Caroline Silva / Arquivo

Criada em maio deste ano, como forma de unir forças e trabalhar a prevenção de momentos adversos como enchentes, a macrorregião formada por 12 defesas civis do Vale do Taquari e de fora da região realiza nesta quinta-feira (11) um simulado de mesa. O treinamento será realizado no Salão de Eventos da Prefeitura de Lajeado, a partir das 8h45.

Destes 12, confirmaram presença as equipes de Lajeado, Taquari, Colinas, Marques de Souza, Estrela, Roca Sales, Marques de Souza, Bom Retiro do Sul, Guaporé e Venâncio Aires. O secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli, explica que no treinamento, os municípios deverão responder a questionamentos sobre como agiriam em determinadas situações. “Será criado um cenário pela CPRM, com um tema que virá da própria companhia. Vamos ‘pegar’ as cidades mais amontantes do nosso Estado e cada município vai apresentar seu plano de contingência”, conta.

Locatelli ressalta que o objetivo da ação é, também, melhorar a infraestrutura das equipes. “Nosso objetivo é melhorar e readequar nossa infraestrutura que temos para atender as ocorrências, organizar o fluxo de avisar a CPRM e a Defesa Civil do Estado, e adequar nossa rotina frente a esses momentos adversos, pois num evento como esse varias situações reais acontecem”, destaca.

Ele ainda diz que é preciso trabalhar fortemente a prevenção e lembrou da enchente do ano passado que atingiu a região. “A gente observa que nossa resposta é muito boa, tanto que naquela última enchente às 7h30 já tinha um helicóptero sobrevoando a cidade e nisso a gente tem uma condição muito boa. O que temos que melhorar cada vez é a prevenção”, acrescenta.

O simulado será ministrado pelo coordenador do Departamento de Trânsito, Vinicius Renner.

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui