Lajeado registra retorno de aulas presenciais para anos iniciais das redes privada e municipal

No ensino privado cerca de 330 crianças voltaram às salas de aulas nesta terça. Secretaria de Educação ainda não conclui levantamento nas escolas municipais.


0
Alunos das turmas do 1º e 2º anos retornaram nesta terça-feira na Emef São João (Foto: Gabriela Hautrive)

No mês de março as aulas foram suspensas em todas as escolas no Rio Grande do Sul por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. Com diferentes calendários, tanto para o ensino público como para o privado, aos poucos todos os educandários vão retomando suas atividades. Em Lajeado tudo começou pelos alunos da Educação Infantil das escolas particulares, depois o Ensino Médio privado, Ensino Fundamental com mais de 500 alunos dos anos finais, também da rede pública.


OUÇA A REPORTAGEM 


Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São João, Crislene Tatiane Lenhart (Foto: Gabriela Hautrive)

Nesta terça-feira (3) foi a vez dos alunos dos anos iniciais, 1ª e 2ª séries, tanto na rede pública como na privada. Segundo a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São João, localizada no Bairro Moinhos D’Água, Crislene Tatiane Lenhart, a retomada gradual na escola iniciou em setembro e deve ser finalizada em todas as faixas etárias nesta semana. “Voltamos primeiro com o pré, entorno de 14 alunos, depois aproximadamente 30 alunos do 6º ao 9º e hoje o 1º e 2º ano com 35 alunos”, relata.

Além dos já citados, estudantes do 3º, 4ª, 5º, 8º e 9º anos participam de grupos de estudos para facilitar o desenvolvimento das atividades remotas. Se tratando dos que voltaram para salas de aulas, a diretora conta que não foram registrados problemas, mesmo entre os alunos menores, todos seguiram os protocolos estabelecidos. “A nossa preocupação era grande, mas observamos que está bem tranquilo, eles estão usando máscara, trazendo garrafinha com água de casa, respeitando fila e distanciamento”, conta. Ao chegar na escola as crianças passam por aferição de temperatura e fazem o uso de álcool em gel.

Alunos das turmas do 1º e 2º anos retornaram nesta terça-feira na Emef São João (Foto: Gabriela Hautrive)

O retorno das aulas presenciais não é obrigatório, quem optar por continuar em casa, segue recebendo todas atividades por meio de aulas remotas. “Gostaria de tranquilizar as famílias, os pais, que os filhos estão sendo bem cuidados na escola, estamos seguindo todos os protocolos exigidos”, explica a diretora. A escola São João conta com um total de 361 alunos, sendo que aproximadamente 90 fizeram a retomada presencial. Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura de Lajeado, ao todo 600 alunos voltaram às aulas na rede pública do município nesta terça.

Rede privada de ensino

Cordenadora pedagógica do Colégio Madre Bárbara, Simone Elisa Faleiro (Foto: Arquivo Rádio Independente)

Na rede privada de ensino de Lajeado também foi feita a retomada para os anos iniciais, 1º e 2º anos. Segundo levantamento feito pela reportagem, cerca de 330 alunos destas séries voltaram para salas de aulas de forma presencial nesta terça-feira. Conforme a coordenadora pedagógica do Colégio Madre Bárbara, Simone Elisa Faleiro, os estudantes retomam as atividades nos turnos da manhã e tarde. “No turno da manhã retornando de forma escalonada com o grupo A e na semana que vem o mesmo número de crianças com o grupo B, no nosso turno da tarde não tivemos necessidade de fazer o escalonada semanal, pois o espaço comporta toda a turma”, relata.

No Colégio Sinodal Gustavo Adolfo as aulas presenciais para os alunos dos anos iniciais aconteceu na quarta-feira da semana passada, dia 28 de outubro, conforme permissão do Governo do Estado, com retorno de 120 alunos por semana, sendo ao todo 240 estudantes. No Colégio Evangélico Alberto Torres – Ceat, retornaram nesta terça 192 estudantes. Em todo o educandário a retomada presencial foi feita para cerca de 96% de um total de 466 alunos. No colégio João Batista de Melo (Melinho), o retorno está previsto para o próximo dia 12, com 57 alunos.

Protocolo do município para Ensino Fundamental (anos iniciais)

– Alunos das turmas do 1º e 2º anos retomam atividades presenciais nas escolas. O atendimento deve ser em turno reduzido, sendo 4 horas diárias, e as turmas serão divididas em dois grupos. O grupo A será atendido em uma semana de terça a sexta-feira e o grupo B na semana consecutiva da mesma maneira. Nas segundas-feiras é o dia de higienização completa da escola.

– No primeiro momento, os alunos do 3º, 4º e 5º anos terão atendimento presencial por agrupamentos, organizados pelas escolas, a partir das dificuldades de aprendizagem e de acesso à internet. Pais ou responsáveis assinam um termo de consentimento para o retorno presencial do aluno antes do primeiro dia de aula.

Texto: Gabriela Hautrive
producao@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui