Lajeado retoma aplicação de primeiras doses nesta quarta-feira

Município também suspendeu imunização em gestantes e puérperas


0
Foto: Divulgação

Após suspender a aplicação de primeiras doses da Astrazeneca, para realizar a imunização de segundas doses atrasadas da CoronaVac nesta terça-feira (11), o município de Lajeado retoma, nesta quarta-feira (12), a aplicação de primeira dose das pessoas acima de 40 anos com comorbidades. A imunização ocorre em dois locais, no Parque do Imigrante, exclusivo para o modelo drive-thru e no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Social, antiga Sthas, das 8h às 14h, sem fechar ao meio dia, em ambos os locais. 

Além disso, acatando uma recomendação da Anvisa, que solicita a suspensão temporária do uso da vacina Oxford/AstraZeneca em gestantes e puérperas, o município decidiu por suspender a aplicação das doses neste grupo. A Vigilância Epidemiológica Municipal ainda aguarda o informe oficial para organizar os procedimentos de acordo com o que for estabelecido. Desta forma, gestantes que já fizeram a primeira dose devem aguardar o posicionamento da Vigilância Epidemiológica para saber se farão ou não a segunda dose da vacina.

Quem pode receber a vacina nesta quarta:

– Pessoas maiores de 18 anos que façam hemodiálise (serão vacinadas em local específico, não devem procurar os pontos de vacinação)

– Puérperas (mulheres que tiveram bebê há no máximo 45 dias) maiores de 18 anos – Apresentar documento que comprove o parto (registro de nascido vivo, certidão de nascimento, etc.)

– BPCs (pessoas com doenças incapacitantes que estão cadastradas no sistema do Benefício de Prestação Continuada – BPC) com 40 anos ou mais. Apresentar documento de identificação e comprovante de inscrição no sistema. Estas pessoas devem buscar se vacinar preferencialmente no auditório da Sthas.

– Pessoas com as comorbidades da lista abaixo com 40 anos ou mais: apresentar de documento de identidade e documento padrão de profissional da saúde informando a comorbidade. O documento pode ser baixado aqui e impresso para preenchimento. Pacientes com comorbidades que são acompanhados pelos postos de saúde da rede municipal deverão solicitar o documento com o seu médico de referência ou o profissional do posto poderá atestar a comorbidade de acordo com o prontuário de registro do paciente no posto. Pacientes atendidos no sistema privado também devem solicitar o documento padrão do seu médico ou um atestado específico que tenha a descrição em palavras por extenso da comorbidade (e não apenas a citação do código da CID no atestado).

– Pessoas que tem que fazer a segunda dose da Oxford podem se vacinar. Mas não há mais doses de Coronavac disponíveis para segunda dose.

Vacinação contra a Gripe

Em paralelo à vacinação contra a Covid-19, está ocorrendo a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que tem como público-alvo os idosos e professores. No caso da vacina contra a gripe, que imuniza contra os vírus Influenza H1N1, H3N2 e Influenza sazonal, são seis pontos de vacinação que ficam nos postos de saúde de Lajeado (confira abaixo). 

Idosos com 60 anos ou mais devem ficar atentos para o intervalo mínimo de 14 dias entre a vacina contra a gripe e a contra a Covid-19. Ou seja, o idoso que recebeu a vacina contra a Covid-19 só pode fazer a da gripe após um intervalo de 14 dias. O intervalo é uma forma de prevenir possíveis prejuízos à saúde das pessoas vacinadas, já que não existem muitos estudos acerca das consequências da aplicação das duas vacinas juntas. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui