Lajeado retoma vacinação em grávidas e puérperas nesta quinta-feira

Vacinação deste grupo será realizada apenas após o agendamento por telefone


0
Foto: Divulgação

Teve início nesta quinta-feira (27), a aplicação da vacina Pfizer em grávidas e puérperas que se cadastraram para receber a imunização. A vacinação deste grupo será realizada apenas após o agendamento por telefone. Em ambas as situações, a gestante ou puérpera deve apresentar uma prescrição médica, solicitando a vacinação, pois a decisão deve ser compartilhada entre médico assistente e paciente. 

Após a consulta médica, Gisieli Ruggeri, 34 anos, marcou de fazer a vacina contra a Covid-19 e foi a primeira gestante vacinada com Pfizer em Lajeado, nesta quinta-feira. “Assim que eu fiquei sabendo das doses da Pfizer, conversei com meus médicos. Para mim, a vacina significa proteção tanto para mim quanto para minha filha. Tenho esperança que a minha bebê produza anticorpos também”, disse Gisieli, grávida de 25 semanas.

Assim como a gestante Taiara da Silva Duarte, 18 anos, vacinada na sequência. “Procurei pelo meu médico e pesquisei mais sobre a vacina que iria tomar. Fiz mais pensando na criança do que em mim mesma. Tomara que seja comprovado que a criança também é imunizada. Hoje estou saindo do Posto mais feliz e tranquila, pois sair de casa sendo gestante é complicado”, contou Taiara.

Para as gestantes e puérperas atendidas na rede pública municipal, a orientação é buscar atendimento na Unidade de Saúde de referência para avaliação médica. A Unidade de Saúde, após avaliação e conferência da documentação, é quem vai fazer o agendamento para a paciente.

Já para gestantes e puérperas atendidas na rede privada ou por meio de convênio, a orientação é buscar pelo médico assistente para avaliação e após o recebimento da documentação, ligar para 3982-1210 para o cadastramento.

Neste momento, a vacina disponível para grávidas e puérperas é a Pfizer, uma vez que a vacina da Oxford está suspensa temporariamente para este grupo. Já as gestantes que já receberam a primeira dose da Oxford deverão completar o esquema vacinal somente após o término do puerpério. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui