Lajeado suspende vacinação contra a covid-19 para adolescentes sem comorbidades

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga confirmou em coletiva na tarde desta quinta que o governo federal decidiu suspender a recomendação de vacinar irrestritamente adolescentes entre 12 e 17 anos


0
Foto: Artur Dullius

A Prefeitura de Lajeado resolveu suspender a vacinação contra a covid-19 para adolescentes sem comorbidades maiores de 17 anos. A informação foi dada por volta de 16h desta quinta-feira (16). A imunização estava ocorrendo desde às 8h nos postos de saúde do Centro, São Cristóvão e Montanha.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou em coletiva na tarde desta quinta-feira (16) que o governo federal decidiu suspender a recomendação de vacinar irrestritamente adolescentes entre 12 e 17 anos.

A orientação do Ministério é que só sejam vacinadas pessoas nessa faixa etária com deficiências permanentes, comorbidades ou privadas de liberdade. Em 2 de setembro, o Ministério havia publicado uma nota recomendando a vacinação de todo o público.

Com isso, o município seguirá com a aplicação de primeiras e segundas doses para maiores de 18 anos e com a vacinação dos adolescentes que tenham comorbidades. Um dos critérios para a suspensão da vacinação deste grupo, segundo a nota informativa do Ministério da Saúde, é que a Organização Mundial da Saúde não recomenda a imunização de criança e adolescente, com ou sem comorbidades.

Além das primeiras e segundas doses, Lajeado iniciou no final da tarde desta quinta-feira a aplicação da terceira dose nos idosos residentes em instituições de longa permanência e idosos acamados. Para receber a primeira dose é necessário apresentar o documento de identidade e um comprovante de residência em Lajeado. Caso não tenha comprovante, será aceita uma autodeclaração.

Para quem precisa receber a segunda dose, é necessário apresentar a carteirinha de vacinação comprovando a data da primeira dose e documento de identidade.

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui