Lajeado tem 16 casos suspeitos de dengue

As notificações aguardam resultados do Laboratório Central do Estado (Lacen)


0

O município de Lajeado registra até esta quinta-feira (22), 16 casos suspeitos de dengue. Dos 19 casos que estão sendo investigados pela Vigilância Ambiental de Lajeado, setor vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (Sesa), três já foram descartados. Os demais aguardam resultados do Laboratório Central do Estado (Lacen). Eles foram identificados no Universitário (quatro), São Cristóvão (dois), Moinhos (dois), Centro (dois), Centenário, Campestre, Moinhos d’Água, Alto do Parque, Conservas e Jardim do Cedro com um caso investigado cada.

Conforme a bióloga e coordenadora da Vigilância Ambiental de Lajeado, Catiana Lanius, os resultados têm como base unicamente exames do Lacen. “Neste primeiro momento, os exames de laboratórios privados não servem para caracterizar positivo e negativo para dengue”, explica.

Catiana Lanius também explica que as ações são feitas em um raio de no mínimo 150 metros do entorno da moradia da pessoa que está com suspeita de dengue. “O objetivo é inviabilizar os criadouros para diminuir a densidade vetorial e evitar que o mosquito venha a picar a pessoa que está com suspeita e transmitir para uma próxima, ocorrendo um surto”, afirma.

É importante destacar que a aplicação do inseticida é recomendada pelo Ministério da Saúde apenas em casos de transmissão viral confirmada. “Só quando houver casos confirmados nos quais ocorre a transmissão para outras pessoas é que o inseticida poderá ser aplicado, que depende também da vinda também dos agentes do Estado pra capacitar a equipe local. Não é autorizado o uso indiscriminado do produto porque ele acaba tornando os mosquitos resistentes”.

Nas visitas feitas pelas equipes da vigilâcia nos bairros da cidade de Lajeado, os focos de Aedes Aegypti geralmente são encontrados em pneus, lonas, pratos e vasos de flor, bromélias, ralos, caixas d’água, fontes de água, baldes e sucatas.

Texto: Rita de Cássia
redaca@independente.com.br


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui