Lajeado tem 35 agentes de trânsito para uma frota de 72.380 veículos

Departamento de Trânsito diz que o ideal seria um agente para cada mil veículos automotores. Frota cresceu 49% em 10 anos


2
Foto: Arquivo / Departamento de Trânsito

A frota de veículos automotores de Lajeado cresceu 49% em 10 anos. Os dados são do Departamento Municipal de trânsito e foram divulgados no programa Operação Conjunta desta quarta-feira (22), na Rádio Independente. O chefe operacional do Departamento de Trânsito, José Gabriel Becker, foi enfático em dizer há um déficit no número de agentes para atender a demanda. “Para se ter uma ideia, há 10 anos a frota era de 48 mil veículos, e hoje 72 mil. Na época contávamos com 35 agentes de trânsito, e hoje são 34 em atividade. O ideal seria um agente para cada mil veículos. Para atendermos a demanda, precisamos de pelos menos 20 novos agentes”, afirma Becker.

Em uma década foram 23.826 novos veículos cadastrados no município, o que proporciona maior índice de acidentalidade. Conforme o coordenador do Departamento de Trânsito, Vinícius Renner, os condutores estão mais desatentos, com pressa e não param nos cruzamentos ou semáforos. “Temos os veículos de Lajeado e os da região que passam por aqui todos os dias. Aumentou o número de acidentes em cruzamentos. As pessoas não param mais nos semáforos. Se deixássemos agentes de trânsito nos semáforos haveria muitas autuações. Isso ainda está aliado ao uso do celular. As pessoas estão mais desligadas, desatentas e não têm tempo. Estão sempre com o tempo curto, e isso mostra o número de acidentes aumentando”, comenta Renner.

Foto: Divulgação / Ilustrativa

Nos últimos dois anos o número de acidentes dobrou. Passou da média de cinco para 10 por dia. Por causa das infrações o número de autuações aumentou. Confira os números de janeiro a maio.

Autuações

  • Janeiro a maio de 2020 – 1.504 – No ano 5.465
  • Janeiro a maio de 2021 – 1.832 No ano 4.846
  • Janeiro a maio de 2022 – 2.128

Ocorrências com danos materiais

  • 2020 – 565
  • 2021 – 580
  • 2022 – 318

Locais de maior frequência

  • Avenida Benjamim Constant – 53 em 2022
  • Avenida Senador Alberto Pasqualini – 27 em 2022

Frota

  • Automóveis – 39.624
  • Motocicletas – 13.558
  • Caminhões – 3.624
  • Reboques – 3.855
  • Ônibus e Micro Ônibus – 477
  • Tratores – 150
  • Utilitários e caminhonetas – 10.923
  • Outros – 180

Concurso para novos agentes

O Departamento de Trânsito fez neste mês de junho o pedido de reposição de servidores à Secretaria de Segurança Pública de Lajeado. O total de 50 agentes estaria mais perto do ideal para o aumento da qualidade do serviço de fiscalização e atendimento às ocorrências. O departamento busca ainda a implantação da fiscalização por câmeras de monitoramento nos pontos mais críticos da cidade.

Texto: Cícero Copello

2 Comentários

  1. Na mesma proporção cresceu a má-educação no trânsito e justamente por essa falta de fiscalização diária, rotineira, incisiva. É claro que a fiscalização nunca será onipresente, mas então podem focar pelo menos nas infrações que prejudicam a coletividade como um todo. Exemplo: se um carro estaciona em frente a uma garagem particular ele cria problema para uma única pessoa, mas se estaciona irregularmente numa faixa de pedestres, rampa de cadeirante, vaga de PPD ou escolar, aí ele está prejudicando uma coletividade e deve ser multado com todo o rigor da lei; o motorista que não usa cinto prejudica apenas a ele mesmo, mas aquele que usa o celular enquanto dirige bota em risco toda uma coletividade; e assim por diante. Infelizmente a nossa sociedade está cada vez mais individualista, sem referência de valores morais e cívicos. Aí tem que ser na multa mesmo para ver se aprendem via bolso. E as viaturas da guarda municipal que circulam o dia todo pela cidade estão aí para isso, ou não?

  2. Lajeado tem um médico para cada 1.800 habitantes, aí vem me falar que tem pouco agente de trânsito. Criem vergonha na cara antes de falar m…. Os dois são importantes, mas a saúde está abandonada faz tempo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui