Lajeado tem geada e amanhecer mais frio do ano neste sábado; mínima foi de 4,1ºC nas primeiras horas da manhã

Nova massa de ar polar chegará no Rio Grande do Sul na próxima quinta-feira (9).


0
Foto: Ilustrativa

O ar polar que atua no Rio Grande do Sul derrubou as temperaturas e trouxe as mais baixas marcas do ano em várias cidades gaúchas. O amanhecer deste sábado (4) registrou as temperaturas mais baixas do ano em Lajeado, ultrapassando a marca de ontem.

De acordo com o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas da Univates, a mínima foi de 4,1°C para os lajeadenses, mas a sensação térmica foi abaixo de zero em alguns bairros. O amanhecer da sexta-feira (3) registrou mínima de 4,3°C em Lajeado.

No domingo (5), por conta de nebulosidade e chuva, o frio não será intenso ao amanhecer e tampouco haverá formação de geada. Uma nova massa de ar frio é esperada na segunda metade da semana que vem.

Ciclone

Sempre que há um evento extremo como o “ciclone bomba”, imediatamente surgem questões sobre a possibilidade de repetição do fenômeno. De acordo com a MetSul, existe a possibilidade de um novo ciclone extratropical nos afetar no Sul do Brasil nos próximos dias. Diversos modelos numéricos apontam a formação de um centro de baixa pressão e o seu aprofundamento junto à costa do Rio Grande do Sul na próxima quarta-feira (8). Os modelos indicam que o ciclone da próxima semana não será muito intenso.

Os ciclones extratropicais são absolutamente rotineiros no Atlântico Sul, especialmente nos meses de outono, inverno e primavera. Somente em abril, o Rio Grande do Sul foi impactado por quatro ciclones, porém de atividade menor do que o registrado nessa semana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui