Lajeado tem mais 14 casos de Covid-19 neste sábado; Vale chega a 200 infecções

Além de Lajeado, foram confirmados pacientes em Bom Retiro do Sul, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Encantado e Taquari.


0
Foto: Reprodução / Freepik

O Vale do Taquari chegou a 200 testes positivos para a Covid-19 neste sábado (2), todos reconhecidos como oficiais pela Secretaria Estadual da Saúde. Destes, 115 são com moradores de Lajeado, município que tem a maior parte das infecções da região. Apenas Lajeado teve 14 novos casos na data.  Ainda foram confirmados pacientes em Bom Retiro do Sul, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Encantado e Taquari.

São os primeiros pacientes de Canudos do Vale, que é 17º município do Vale do Taquari a ter casos da doença. Com relação a Lajeado, a suspeita da Prefeitura é de que alguns confirmados neste sábado tenham ligação com laboratórios da Univates. Nove profissionais que atuam nos laboratórios do Unianálises testaram positivo para a Covid-19.

Os laboratórios ficam localizados no Prédio 5 do campus local e prestam serviços analíticos de certificação e controle de qualidade. Eles não têm relação com os laboratórios onde são feitos os testes para coronavírus.

Lajeado segue na terceira colocação em número de casos no estado. Tem 115 confirmados e cinco óbitos. Primeiro está Porto Alegre, com 454 pacientes – nenhum deles deste sábado – e 16 mortes. Em segundo lugar na lista aparece Passo Fundo, com 184 casos (23 novos no dia) e 14 falecimentos pela doença.

Já em proporção, Lajeado está em segundo lugar no estado. Tem 146.5 casos para cada 100 mil habitantes. A primeira colocação estadual é de Marau, com 184.2 a cada 100 mil habitantes – este município tem 74 infecções e um óbito até este sábado. A população estimada pelo IBGE para Marau é de 44.161 habitantes. Para Lajeado chega a 84.014 pessoas.

Pacientes do sábado no Vale do Taquari 

Bom Retiro do Sul 
-Mulher, 49 anos, em isolamento domiciliar. Para o Estado o município tem sete casos confirmados da Covid-19.
Canudos do Vale 
-Homem, 49 anos, em isolamento domiciliar;
-Homem, 49 anos, em isolamento domiciliar.
Cruzeiro do Sul 
-Homem, 32 anos, com obesidade mórbida. Internado no Hospital São Gabriel Arcanjo, de Cruzeiro do Sul.
Encantado 
-Homem, 56 anos, em isolamento domiciliar;
-Mulher, 58 anos, em isolamento domiciliar.
Os dois novos casos do dia envolvem um casal de Encantado. O município chega a dez pacientes confirmados pelo Estado.
Lajeado 
Internado no Hospital Bruno Born
-Homem, 49 anos;
Em isolamento domiciliar 
– Homem, 27 anos;
– Mulher, 28 anos;
– Mulher, 27 anos;
– Mulher, 21 anos;
– Homem, 32 anos;
– Mulher, 24 anos;
– Homem, 84 anos;
– Mulher, 70 anos;
– Homem, 39 anos;
– Homem, 75 anos;
– Mulher, 22 anos;
– Mulher, 85 anos;
– Mulher, 71 anos.
Taquari 
-Homem, 71 anos. Internado na UTI do Hospital de Clínicas, em Porto Alegre. Sem relação com frigoríficos. O município tem 15 casos confirmados pelo Estado.

Situação no estado

No Rio Grande do Sul são 1.666 pessoas que já contraíram a doença. Ou seja, o Vale do Taquari tem 12% dos casos do estado. Em óbitos são 65 notificações pela Covid-19 nos municípios gaúchos, sendo que seis delas ocorreram na região. Foram cinco mortes em Lajeado e uma em Estrela. Ainda sobre os dados do estado, além de óbitos (3,9%) e infectados há 920 pacientes recuperados (55,2%) e 681 ativos (40,9%).

Leitos no Vale do Taquari 

Há espaços específicos para a doença em duas casas de saúde do Vale do Taquari: Hospital Bruno Born (HBB), em Lajeado, e Hospital Estrela, em Estrela. Por volta das 21h desta sexta-feira o HBB tinha 10 pessoas na UTI Covid, ou seja, três vagas disponíveis, já que existem 13. Já na UTI Covid do Hospital Estrela há três pessoas na noite deste sábado, ou seja, lotação máxima, visto que três estão habilitados.

Em Lajeado ainda há 35 leitos de Internação Covid – com 18 pessoas na noite do sábado; e cinco de Observação, sendo quatro vagos na data. O total é de 63 leitos, se somados aos de UTI. Em Estrela há outros 15 leitos de internação, ocupados por sete pacientes.

Texto: Natalia Ribeiro
jornalismo@independente.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui