Lajeado tem mais uma morte por Covid-19 e Vale, sete casos da doença nesta segunda-feira

Região chegou a 110 pacientes infectados com a doença nesta segunda. Destes, 39 já estão curados da doença.


0
Foto: reprodução

Em boletim atualizado pela Secretaria Estadual da Saúde na tarde desta segunda-feira (27), o Vale do Taquari confirmou mais sete casos de Covid-19 – cinco deles apenas em Lajeado. Com isso, a região alcança o número de 110 pessoas que testaram positivo para a doença. Destas, 40 são consideradas recuperadas pelos municípios onde vivem. O local com mais casos é Lajeado, com 56 pacientes, que ocupa a terceira posição no Rio Grande do Sul, atrás de Porto Alegre e Passo Fundo.

As novas infecções da segunda-feira no Vale do Taquari são de Lajeado (cinco casos); Arroio do Meio (um); e Colinas (um). Colinas, inclusive, teve o primeiro paciente reconhecido pelo governo do Estado. Se trata de um homem, de 68 anos, que tem estado estável e faz isolamento domiciliar. Há infecções em 14 cidades da região.

Com relação a Lajeado, os dados do dia são os seguintes: mulher de 41 anos, homem de 41 anos, mulher de 28 anos, mulher de 42 anos e mulher 37 anos. Todos estão em isolamento domiciliar. Não há informações se trabalham ou não em frigoríficos.

A reportagem aguarda a confirmação da Prefeitura de Arroio do Meio. Sabe-se, contudo, que nesta segunda-feira dois moradores testaram positivo – um em laboratório particular e outro pelo Laboratório da Univates. Trata-se de um homem, de 41 anos, que está em grupo de risco e faz isolamento domiciliar; e uma mulher, 43 anos, em isolamento domiciliar. Resta saber qual caso foi reconhecido pelo Estado.

No Estado

Lajeado é o terceiro município no estado em número de casos, com 56 pessoas que já contraíram a doença. Destas, 20 são consideradas recuperadas. O município tem incidência de 71 casos para cada 100 mil habitantes, ou seja, proporcionalmente é o sétimo município gaúcho em número de casos do novo coronavírus.

O Rio Grande do Sul tem 1.256 pessoas que testaram positivo para a doença, sendo que 730 já estão recuperadas (58,12%). Ainda há 481 em processo de recuperação (38,30%) e 45 óbitos (3,58). Porto Alegre tem o maior número de casos no estado, 430, seguido de Passo Fundo, com 103 confirmações.

Entre as mortes ocorridas pela doença no estado, três confirmadas são com moradores de Lajeado: um homem de 37 anos e duas mulheres de 86 e 84 anos – a última delas faleceu na tarde desta segunda-feira. Lajeado é o terceiro município isolado em óbitos. Está depois de Porto Alegre, com 14 óbitos, e Passo Fundo, 11.

Há outras duas pessoas que faleceram na região, mas que são suspeitas para a Covid-19. Os resultados do homem de 61 anos, de Santa Clara do Sul, e da mulher, de 89 anos, de Lajeado, deverão ser conhecidos nas horas seguintes. Em 24 horas foram três óbitos no Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado.

O Vale do Taquari tem 16 leitos de UTI Covid, sendo 13 no HBB e três no Hospital Estrela. Destes, apenas um estava disponível às 19h30 desta segunda-feira, na casa de saúde de Lajeado. Há ainda opções de internação e observação nos locais.

Texto: Natalia Ribeiro
jornalismo@independente.com.br

Foto: Grupo Independente

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui