Lajeado tem menor índice de homicídios em 2021 nos últimos 20 anos

No ano passado foram 11 assassinatos, sendo quatro feminicídios, uma redução de 39%


0
Delegado de Polícia Civil de Lajeado, Márcio Moreno (Foto: Caroline Silva)

Lajeado registrou o menor índice de homicídios em 2021 nos últimos 20 anos. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (30) pelo Gabinete de Gestão Integrada da prefeitura. Foram 11 assassinatos, sendo quatro feminicídios.

O delegado de Polícia Civil de Lajeado, Márcio Moreno, diz que representa uma redução de 39%. “O Pacto pela Paz faz um trabalho de integração, e a gente chega nessa redução que é histórica. Um ponto fundamental é que hoje temos proporcionalmente dois terços desses homicídios passional e um terço doloso”, explica.

No ano de 2022, até o momento, foram contabilizados quatro homicídios em Lajeado. Moreno fala que, contudo, a metade foram passionais, ou seja, sem ligação com o crime organizado. “Hoje temos mais crimes passionais. Em janeiro foram dois homicídios em uma briga de bar, não que isso seja comemorado, mas o mais importante é que temos redução drástica da morte dentro do crime organizado”, explana.

Em 2019, ano que o programa Pacto pela Paz foi criado no município, foram 20 assassinatos, em 2020, 16 homicídios, e em 2021, sete. A reunião para apresentação dos números foi organizada pelo secretário de Segurança Pública Municipal de Lajeado, Paulo Locatelli.

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui