Lajeado tem o primeiro caso suspeito de transmissão comunitária de Covid-19

Homem de 39 anos pode ter sido contaminado durante única ida ao mercado.

2

O município de Lajeado tem o primeiro caso suspeito de transmissão comunitária de Covid-19, que ocorre quando equipes de vigilância não conseguem mais mapear a cadeia de infecção, não sabendo quem foi o primeiro paciente responsável pela contaminação dos demais. O secretário da Saúde de Lajeado, Cláudio Klein, explica que esta “é a segunda fase da doença, em que a gente deixa de ter casos importados para ter casos domésticos”.

Se trata de um homem de 39 anos, que internou no Hospital Bruno Born (HBB) nesta quinta-feira (26). O paciente teria saído uma única vez de casa, para ir ao supermercado. Ele apresentou sintomas como tosse e febre e segue internado na casa de saúde de Lajeado, em estado estável.

O secretário Klein comenta o caso. “O que eu soube é que conforme o exame de imagem, que seria um raio-x, as imagens são compatíveis, porque o coronavírus causa uma forma de pneumonia que é bastante diversa da pneumonia comunitária, a tradicional. Ela não é localizada, ela é difusa, muito densa e fina. O que se incluiria nessas características, além do quadro clínico. Então seria um indício bem forte de que a causa possa ser o coronavírus”. Por estas características, o exame do paciente de 39 anos será colocado como prioridade no Laboratório Central do Estado (Lacen) e o resultado poderá chegar em até dois dias, conforme o secretário.

Se confirmada a infecção, esse será o primeiro caso comunitário no Vale do Taquari. São nove pacientes com o novo coronavírus na região, sendo cinco em Lajeado, dois em Anta Gorda, um em Estrela e outro em Cruzeiro do Sul. Todos os confirmados viajaram ou tiveram contato com pessoa infectada.

Texto: Natalia Ribeiro/ jornalismo@independente.com.br

2 Comentários

  1. Pelo que sei essa pessoa de cruzeiro do sul já deu alta não apresenta mais os sintomas do covid 19 e mesmo assim continuam noticiando q Cruzeiro do Sul continua com um caso,. por qual motivo se a pessoa está bem

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui