Lajeado terá Centro Municipal de Atendimento ao Autismo até o final de 2021

A instalação, que deve ser feita no espaço ao lado do Caps IJ, será implantada com recursos próprios


0
Foto: Ilustrativa

O município de Lajeado está em fase final de encaminhamento para a implementação de um Centro Municipal de Atendimento ao Autismo. A instalação, que deve ser feita no espaço ao lado do Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Caps IJ), localizado na Rua Saldanha Marinho, Centro do município, será implantada com recursos próprios.

A proposta do local será de atender crianças e adolescentes com transtorno global do desenvolvimento, transtorno do espectro autista e deficiência intelectual. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta uma prevalência relativamente alta na população, aproximadamente 1 a 2% das crianças e adolescentes no mundo apresentam TEA.

O Centro de Referência oferecerá um atendimento multiprofissional, com equipe técnica qualificada, visando ampliar a qualidade de vida e do ensino das crianças atendidas. “A nossa proposta é desenvolver um trabalho familiar com a criança que iremos atender no espaço. Trazer toda a família para desenvolver ferramentas que facilitem o dia a dia dessa família. Para isso teremos uma equipe com cerca de oito funcionários”, destaca a coordenadora de Atenção Básica, Nilse Gemelli.

Texto: Vinicius Mallmann
regional@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui