Lajeado vacina para pessoas com comorbidades e BPC com 30 anos ou mais nesta quarta-feira

Locais de vacinação seguem sendo no Parque do Imigrante e no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Social


0
Foto: Maiara Rovêa/Divulgação

Nesta quarta-feira (19), o município de Lajeado ampliará a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades ou mais e para pessoas que recebem BPC (Benefício de Prestação Continuada) com 30 anos ou mais. Ainda, segue vacinando puérperas e pessoas com Síndrome de Down maiores de 18 anos. Os locais de vacinação seguem sendo no Parque do Imigrante e no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Social.

No momento, ainda não há doses disponíveis para aplicação da segunda dose da CoronaVac, que devem ser distribuídas nesta quarta. Porém, as segundas doses da Oxford/Astrazeneca continuam sendo aplicadas nos dois locais de vacinação. No caso de segunda dose, é necessário levar carteirinha de vacinação indicando a data da primeira dose. 

Quem pode se vacinar: 

– Pessoas com síndrome de Down maiores de 18 anos

– Puérperas (mulheres que tiveram bebê há no máximo 45 dias) maiores de 18 anos

 – Apresentar documento que comprove o parto (registro de nascido vivo, certidão de nascimento, etc.). A vacinação de gestantes está suspensa

– BPCs (pessoas com doenças incapacitantes que estão cadastradas no sistema do Benefício de Prestação Continuada – BPC) com 30 anos ou mais. Apresentar documento de identificação e comprovante de inscrição no sistema. Estas pessoas devem buscar se vacinar preferencialmente no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Social (antiga Sthas).

– Pessoas com as comorbidades da lista abaixo com 30 anos ou mais: apresentar de documento de identidade e documento padrão de profissional da saúde informando a comorbidade. O documento pode ser baixado aqui e impresso para preenchimento. Pacientes com comorbidades que são acompanhados pelos postos de saúde da rede municipal deverão solicitar o documento com o seu médico de referência ou o profissional do posto poderá atestar a comorbidade de acordo com o prontuário de registro do paciente no posto. Pacientes atendidos no sistema privado também devem solicitar o documento padrão do seu médico ou um atestado específico que tenha a descrição em palavras por extenso da comorbidade (e não apenas a citação do código da CID no atestado).

– Pessoas que tem que fazer a segunda dose da Oxford podem se vacinar. Não há doses de Coronavac disponíveis para segunda dose nesta quarta-feira. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui