Lançada 15ª Feira do Livro de Lajeado

Programação acontece entre os dias 13 e 17 de outubro, em formato híbrido


0
Foto: Artur Dullius

Na manhã desta quinta-feira (30), foi lançada a 15ª Feira do Livro de Lajeado. O evento teve início às 9h30, no auditório do Sesc Lajeado. A programação acontece entre os dias 13 e 17 de outubro, em uma realização da Prefeitura, por meio das Secretarias de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e da Educação (SED), e do Sesc. Neste ano, o evento acontece em formato híbrido. De 13 a 15 de outubro, as atividades serão realizadas on-line, com pílulas literárias. Já nos dias 16 e 17, acontece de forma presencial, no Parque Professor Theobaldo Dick, com espetáculos e a comercialização de livros.


ouça a reportagem

 


“Não queríamos deixar de fazer está edição da feira presencial, que já não aconteceu em 2020. Mas, como grande parte do nosso público são as crianças, que ainda não estão vacinadas, decidimos realizar neste formato híbrido por questões de segurança”, explica a gerente do Sesc Lajeado, Betina Durayski.

Entre as atrações, está uma live com o escritor, poeta e compositor Allan Dias Castro, prevista para o dia 14. O tema central da programação será “Faça do seu dia poesia”, em alusão ao Dia do Poeta e Dia Nacional da Poesia, celebrados no mês de outubro. “Passamos por um momento tão ruim, com tantos medos e angústias, e a poesia nos trás este acalento. Então, estamos propondo que as pessoas reflitam e busquem a poesia, nos trazendo este bem estar”, esclarece Betina.

O lançamento marcou ainda a apresentação da nova marca da Feira do Livro. A ideia é que ela também passe a ser utilizada nas próximas edições do evento. A feira conta com o apoio da Univates e da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) e com o patrocínio da Sicredi Integração RS/MG e da Unimed.

“O dia que eles me convidaram, eu chorei muito”

Patrona deste ano, a escritora e professora Ana Cecília Togni, mais conhecida como Tia Chica, disse ter se emocionado com o convite recebido. “Não esperava isto, me emocionei muito no dia que o pessoal me convidou para uma reunião. Falaram que iriam apresentar a programação da feira e na verdade foi um convite oficial. Foi bem inesperado”, relata.

Nascida em Lajeado, em 1950, Ana Cecília Togni é autora de 13 obras, entre elas “Histórias da Tia Chica” (1991), “O Menino e as Borboletas” (1996) e “A História da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas”, em coautoria com Gino Ferri (2012). Como presidente do Rotary Club de Lajeado Engenho, também criou o Projeto “Os Jovens Poetas de Lajeado”.

Segundo Tia Chica, o interesse pela leitura e o envolvimento com os livros começou desde criança, a partir de influência dos pais. “Meu pai incentivava a gente a ler bastante e proporcionava isso. Já minha mãe, tinha uma mente muito prodigiosa. Ela criava personagens pra nós quando crianças. Então eles me proporcionaram uma infância maravilhosa”, lembra.

Texto: Artur Dullius
reporter@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui