Lançado livro da gramática da Língua Westfaliana

Evento ocorreu quinta-feira em Noite Cultural com apresentação do hino de Westfália na língua Sapato de Pau


0
Lucildo Ahlert apresentou a obra à comunidade (Foto: Divulgação)

O pesquisador e escritor Lucildo Ahlert lançou a Gramática da Língua Westfaliana Brasileira. O lançamento ocorreu na última quinta-feira (26), em noite cultural na sede do Esporte Clube Juventude na localidade de Nova Berlim, interior do município de Westfália.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, uma comitiva de escritores da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), além de amigos e familiares do autor do livro, que possui 334 páginas. Integrantes do grupo Amigos do Sapato de Pau, uma entidade cultural que se dedica na preservação do idioma, que ainda é falado em Westfália, também estiveram presentes.

Lucildo Ahlert com escritores da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) (Foto: Divulgação)

A noite cultural teve diversas atrações, dentre elas a apresentação do hino do município de Westfália na língua Sapato de Pau, pelo coral municipal; a apresentação dos projetos de preservação dos dialetos italiano, o Talian e do alemão, o Hunsrick. Estes idiomas são ensinados em diversas escolas nos municípios onde estas línguas são faladas. “Lucildo Ahlert está dando a mais importante contribuição para a preservação de uma etnia e sua cultura, que é a manutenção de sua língua, o seu idioma”, afirmou o presidente da Alivat. Deolí Gräff.

A Gramática da Língua Westfaliana Brasileira (dialeto Plattdüütsk – Sapato de Pau – conta também com expressões do cotidiano dos westfalianos). O Grupo Amigos do Sapato de Pau, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (Smec) de Westfália e toda a comunidade westfaliana contribuíram para a confecção da gramática. AI/RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui