Lançamento do Projeto Capacita Teutônia busca qualificar profissionais

O projeto tem o objetivo de qualificar a mão-de-obra, de acordo com a necessidade identificada no mercado de trabalho teutoniense


0
Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (1º) foi realizado o lançamento do Projeto Capacita Teutônia, que consiste na oferta de cursos profissionalizantes aos munícipes cadastrados no CadÚnico, com objetivo de capacitação, a fim de aumentar a competitividade na procura por oportunidades de emprego e renda. A iniciativa e realização é da Administração Municipal de Teutônia, através das Secretarias de Assistência Social e Habitação e Indústria, Comércio e Turismo, com apoio da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Teutônia, Senai e Fiegrs.

O projeto tem a finalidade de qualificar a mão-de-obra, de acordo com a necessidade identificada no mercado de trabalho teutoniense, mediante levantamento recente realizado pela CIC Teutônia e SENAI, para que desta forma, aumentem as chances de empregabilidade aos profissionais que decidirem se qualificar.

Os cursos serão realizados em duas empresas teutonienses, Isainox e 3F1B Móveis Estratégicos, que se mostraram interessadas em participar do projeto e captar mão-de-obra qualificada para integrar o seu quadro de funcionários. Inicialmente serão 30 vagas, 18 destinadas ao Curso Fundamentos de Fabricação Seriada de Móveis e 12 para o Curso Básico de Soldagem TIG e MIG/MAG.

O prefeito Celso Aloísio Forneck enfatizou que o Projeto Capacita Teutônia fará a diferença na vida profissional e pessoal dos inscritos e a educação como porta de entrada para boas oportunidades “Eu, como professor, falo com convicção que a educação transforma realidades, e por isso, é uma grande satisfação participar do lançamento deste projeto e saber que em breve todas essas pessoas darão início a uma vida mais próspera e segura para si e para as suas famílias. O nosso agradecimento especial a todos os envolvidos na construção deste grande projeto, o qual fará a diferença na vida de inúmeras pessoas.” destacou.

A vice-prefeita Aline Röhrig Kohl destacou a importância da educação como ferramenta de transformação. “Acreditamos que tudo inicia pela educação. É nosso dever como gestores fazer com que as políticas públicas cheguem a todos. Por isso parcerias como esta são tão importantes, que envolve empresas, SENAI, Univates, e tantas outras entidades, pois é trabalhando em conjunto que alcançaremos nossos objetivos”, ressalta. Aline também destacou a importância de contribuir com a emancipação das famílias, e este projeto é uma das ferramentas que vem de encontro a esta finalidade.

O representante do Senai, Jerry Amarildo Hibner, enfatizou a importância do projeto para o crescimento profissional dos inscritos “O lançamento deste projeto me deixa muito feliz, principalmente por saber que as 30 vagas disponibilizadas já estão preenchidas. O nosso mercado de trabalho está se tornando cada vez mais competitivo e exigente, e por isso, é fundamental a busca por aperfeiçoamento e qualificação. Todos que estão aqui, sem dúvidas, estão no caminho certo, pois souberam abraçar a oportunidade em busca de aperfeiçoamento e qualificação.” enfatiza.

O presidente do Siticalte, Roberto Muller, destacou sobre a importância e a necessidade da qualificação profissional. “Precisamos aproveitar essa potencialidade que o Senai tem para fazer a diferença. Parabenizo a todos os envolvidos nesta grande iniciativa”, destaca.

A sócia-proprietária da empresa 3F1B Móveis Estratégicos, Adriana Borgelt, relatou a necessidade que a empresa tem de mão de obra qualificada. “Precisamos de gente para trabalhar na área, então agora só falta aproveitar esta grande oportunidade. Além disso, esta qualificação potencializa a capacidade de competição das empresas. As vagas existem, e precisamos de pessoas sérias e comprometidas. Por isso, só tenho a agradecer esta iniciativa tão importante”, concluiu.

Proprietário da empresa Isainox, Leandro Anschau, destacou a importância da qualificação da mão de obra para as empresas. “Esse era um curso que realmente estava faltando, tem muita procura, e o custo é um pouco elevado. Com certeza este é um incentivo muito importante para as empresas do ramo, além de ser uma ótima forma de gerar oportunidades às pessoas. Parabéns pela iniciativa”, destacou.

Airton Roque Kist, presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços, destacou a iniciativa e a importância de utilizar a estrutura e serviços do SENAI. “Este projeto aproximou as empresas, executivo e as pessoas, o que tornou isso tudo possível. Por isso é importante que estas 30 pessoas aproveitem ao máximo a oportunidade, pois só assim o projeto se tornará ainda mais forte”, destacou.

O subsecretário de Indústria, Comércio e Turismo, Bráulio Horn, reforçou a necessidade das pessoas inscritas se comprometerem e concluir o curso, resultando na qualificação e o surgimento de novas oportunidades, que possibilitarão a geração de maior renda a estas famílias. “Também agradeço às empresas por acreditar no projeto e abrir as suas portas a fim de contribuir com o processo de qualificação”, enalteceu.

O presidente da Câmara de Vereadores, Vitor Ernesto Krabbe, ressaltou a importância de projetos que se baseiam na educação. “É gratificante acompanhar um projeto como este, que visa proporcionar mais qualidade de vida às pessoas, através desta importante ferramenta, que é a educação”, enfatizou. O vereador também colocou a Casa Legislativa à disposição para projetos grandiosos como este que iniciará nos próximos dias.

O aluno do Curso Básico de Soldagem TIG e MIG/MAG, Ederson da Silva, comenta da importância da oportunidade para todos os inscritos “Este incentivo é muito importante, pois além de mim, todas as pessoas que estão aqui necessitavam de uma oportunidade como essa. O curso é de alto custo, e devido a isso, não teríamos condições de arcar com o investimento, então esse apoio e incentivo é fundamental para todos que estão aqui.”

O aluno do Curso Fundamentos de Fabricação Seriada de Móveis, Renan de Lara dos Santos, destacou a oportunidade de oferecer melhores condições a sua família “É muito bom ter a oportunidade de aprender algo novo, e com isso, ter a oportunidade de uma melhor colocação no mercado de trabalho, e desta forma, ter uma vida mais tranquila e estabilizada. Estou muito feliz e grato.”

O aluno Rodrigo dos Santos, parabenizou o município pela iniciativa. “É uma oportunidade muito boa para podermos evoluir enquanto profissionais, para disputar boas vagas no mercado de trabalho. É muito interessante esse apoio da prefeitura e empresas, todos os envolvidos. Estão todos de parabéns, muito orgulho disso tudo. Com a qualificação teremos mais oportunidades”, destacou. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui