Lava de vulcão nas Canárias pode gerar gases tóxicos se chegar ao mar

Encontro do magma com o Oceano Atlântico pode gerar explosões, ondas de água fervente e até nuvens tóxicas. Cumbre Vieja entrou em erupção no domingo e registrou sua 9ª fissura eruptiva


0
Lava da erupção do vulcão Cumbre Viejo flui destruindo casas na ilha de La Palma nas Canárias, na Espanha, em 21 de setembro de 2021 (Foto: Emilio Morenatti)

As colunas de lava do vulcão Cumbre Vieja continuam engolindo tudo o que encontram em seu caminho, na lenta descida para a costa das Ilhas Canárias, na Espanha, e agora geram preocupações pela possível emissão de gases tóxicos quando atingir o Oceano Atlântico.

O encontro do magma ardente com o mar pode gerar explosões, ondas de água fervente e até nuvens tóxicas, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos. “As nuvens criadas pela interação entre a água do mar e a lava são ácidas”, explica Patrick Allard, diretor de pesquisa do instituto francês de Geofísica do Globo, em Paris, à agência de notícias France Presse.

Esse “encontro” estava inicialmente previsto para a noite de segunda-feira (20), mas ainda não ocorreu devido ao avanço mais lento da lava na ilha de La Palma, no arquipélago em frente à costa da África.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui