Lentilha e prosperidade

A lentilha é um dos grãos cultivados há mais tempo pelos seres humanos, praticamente ao mesmo tempo em que deixamos de ser nômades


0
Foto: Ilustrativa

Consumir lentilhas durante a véspera de Ano-Novo é um hábito comum em países como o Brasil, o Chile e a Venezuela. Acredita-se que as pequenas sementes, circulares e achatadas como moedas, atraem boa sorte no âmbito financeiro.

A lentilha é um dos grãos cultivados há mais tempo pelos seres humanos e está presente em nossa dieta desde o período Neolítico ou Período da Pedra Polida. Isso foi praticamente ao mesmo tempo em que deixamos de ser nômades, há aproximadamente 9.500 e 13.000 anos. Foi plantada no Oriente Médio, nas áreas que hoje correspondem à Síria e ao Egito. Alastrou-se pela Pérsia (atual Irã), Índia, Europa e África.

Na Grécia antiga, textos de revelam que era considerada um alimento de classes desprivilegiadas. já no século XVIII, os franceses a ressignificam e a lentilha passa a ser ingrediente para diversos pratos, inclusive os mais sofisticados.


ouça o quadro

 


A lentilha no Antigo Testamento

Segundo a tradição cristã, Esaú, filho de Isaac e irmão de Jacó, abre mão de seus direitos de primogênito por um prato de lentilha. De acordo a Bíblia, um dia, Esaú chega em casa faminto e encontra o irmão cozinhando a leguminosa. “Dê-me dessa comida”, implorou ele. “Vende-me (então) o teu direito de primogênito e eu te darei um prato dela” respondeu Jacó. Esaú topou: “Estou morrendo de fome e não faço questão desse direito”.

Jacó teve sorte na vida e se tornou um homem rico. Não se sabe se a tradição de comer lentilha no ano novo surgiu a partir dessa história, mas o fato é que o grão está na alimentação humana há muito tempo.

Como preparar a lentilha

É fácil de preparar, absorve o sabor dos temperos com facilidade e o preparo não exige grandes conhecimentos culinários. Versátil, a lentilha pode ser utilizada em saladas e em sopas. O grão é comprado seco e, ao contrário de outras leguminosas, não precisa ser deixado de molho. Harmoniza bem com carnes e vai bem em purês, antepastos, molhos e recheios de massas.

Vale destacar que a forma mais comum de consumir a lentilha é cozida. Para isso, comece lavando em água corrente por 30 segundos. Escorra e a coloque em uma panela com o dobro da quantidade de água. Cozinhe por cerca de 20 minutos ou até que a textura fique macia. Escorra e só então tempere.

Lentilha com calabresa

Ingredientes

  • 1 1/2 xícara(s) (chá) de lentilha
  • 3 xícara(s) (chá) de água
  • 1 linguiça calabresa defumada picada
  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho picado
  • quanto baste de azeite
  • quanto baste de sal
  • quanto baste de salsinha
  • cebolinha verde picada
  • pimenta do reino

Modo de Preparo

Coloque para cozinhar, em uma panela a lentilha, a água, deixe cozinhar por 30 minutos em fogo baixo, em uma frigideira refogue a calabresa.Depois acrescente a calabresa na lentilha deixe cozinhar mais um pouco.enquanto isso refogue agora o alho e a cebola e reserve, quando a lentilha estiver mais macia desligue o fogo e coloque o sal, pimenta do reino a cebola e o alho refogado e o resto dos temperos. E esta pronto uma deliciosa lentilha com calabresa!!

Marcos Frank, médico e gourmet. Confira as receitas na página do Instagram: @hungryp@2020!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui