Liberação de FGTS: Lajeadenses atingidos pela enchente têm até 26 de outubro para cadastro e envio de documentos

"Temos um passo a passo a seguir", detalha a secretária da Sthas de Lajeado, Céci Gerlach.


0
Foto: Tiago Silva

Os moradores de Lajeado que foram atingidos pela enchente em julho devem fazer o seu cadastro e o envio de documentos necessários até 26 de outubro para terem o direito à liberação de valores do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

A data foi estipulada pela Caixa Econômica Federal e confirmada pela secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas) de Lajeado, Céci Gerlach.


ouça a entrevista

 


“Temos um passo a passo a seguir”, explica ela, sobre as orientações que o banco passou à administração municipal para conduzir o processo.

“Pedimos às pessoas que não procurem a Caixa. Pelo contrário: que procurem a Sthas, tanto na sede da Sthas como também nos dois Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no Centro e no Planalto. Existe um passo a passo para o cidadão ter o apoio: baixar o aplicativo (FGTS Caixa), fazer o seu cadastro e enviar seus documentos”, explica.

Já o contato telefônico para tirar dúvidas pode ser feito pelos números da Sthas, (51) 3982-1092, e do Cras, (51) 3982-1090 ou (51) 3982-1094.

Houve uma divergência entre o entendimento da prefeitura e da Caixa sobre as pessoas beneficiadas com a possibilidade de saque do FGTS. O município apresentou um contingente de 16 bairros e ruas atingidas, com 60 casas atingidas e 10 danificadas e um total de 41.820 pessoas afetadas de alguma forma pelas cheias do Rio Taquari.

Na interpretação da Caixa, a liberação só alcança os moradores das 70 casas atingidas. Agora o município aguarda a finalização dos trâmites, pelo Governo Federal, e a habilitação para ter a liberação do benefício aos moradores dessas áreas. “Esperamos que nos próximos dias o município já esteja habilitado”, comenta a secretária.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui