Liberado o trafego de veículos no viaduto da Avenida Benjamin Constant, em Lajeado

Obras iniciaram em outubro de 2020 e foi necessário um investimento de R$ 1,6 milhão


0
Instalação de corrimão junto a calçada de passeio deve ser feita até a próxima semana (Foto: Artur Dullius)

O município de Lajeado amanheceu, nesta segunda-feira (27), com novidades no tráfego de veículos em uma das principais vias do perímetro urbano. Desde às 6h, foi liberado o trânsito no trecho do viaduto da Avenida Benjamin Constant que passou por uma obra de alargamento. O ponto é uma importante ligação dos bairros Florestal e Montanha.


ouça a reportagem

 


Conforme o secretário de obras do município, Fabiano Bergmann, o Medonho, o trabalho contemplou uma ampliação de oito metros de largura no lado esquerdo da pista, no sentido Centro ao Bairro Montanha. Ele tem o objetivo de desafogar o trânsito e evitar congestionamentos, tanto pela ERS-130 como pela Avenida Benjamin Constant, em Lajeado.

“Mesmo com os atrasos que tivemos na obras, é uma alegria muito grande estar fazendo esta entrega para toda a comunidade, pois este é um dos principais pontos de entrada para a cidade. O trânsito ainda está fluindo com algumas dúvidas ainda. Temos alguns ajustas para serem feitos, mas estamos felizes com a entrega”, salienta.

Apesar do trânsito já estar liberado no local, a obra não está completamente pronta. Segundo Medonho, ainda é necessário a instalação do separador de pista e a colocação de um corrimão junto a calçada de passeio. A previsão é que estes serviços sejam finalizados até o início da próxima semana.

Secretário de obras de Lajeado, Fabiano Bergmann, o Medonho (Foto: Artur Dullius)

“Ficou um degrau no meio pois o viaduto teve uma elevação e essas duas pistas novas estão um pouco mais altas. Isso acontece em razão da estrutura que foi colocada. Tivemos que manter uma altura adequada também para quem trafega pela ERS-130. Então o pessoal está fazendo a correção do separador de pistas e deve ser finalizado ainda nesta segunda”, explica o secretário.

Ele lembra ainda que também estão sendo estudados alguns ajustes a serem feitos na sinalização viária para melhorar a fluidez do trânsito no local. “Estamos vendo que algumas pessoas ainda estão em dúvida, pois é um trajeto novo. Eu mesmo passei aqui pela manhã e percebi isso. Então é preciso ajustar para quem vem do supermercado Imec do Montanha. O pessoal do trânsito já está orientado e logo irá normalizar”, pontua.

A construção do ‘novo viaduto’ iniciou em outubro de 2020. No total, com os aditivos feitos no contrato inicial, foram investidos R$ 1,6 milhão em recursos próprios do município. “As cabeceiras não foi tanto, mas o aumento do ferro e do concreto.

A própria pavimentadora não tinha no projeto esta contenção de muro lateral que foi colocada. Para deixarmos mais seguro providenciamos isso. Atrasou um pouco a obra, mas acho que assim ela ficou mais ampla e mais segura”, conclui Bergmann.

Texto: Artur Dullius
reporter@independente.com.br


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui