Licenciamento de veículos gaúchos com placas de final 4, 5 ou 6 vence nesta segunda

Circular sem o documento é considerada infração gravíssima, com multa de R$ 293


0
Foto: Divulgação / DetranRS

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Rio Grande do Sul alerta os proprietários de veículos gaúchos com placas de final 4, 5 ou 6 para o prazo de licenciamento, que vence nesta segunda-feira (31). Já a partir do dia seguinte (1º), será exigida a quitação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxa do serviço anual e eventuais multas vencidas. Embora o prazo para o pagamento do IPVA de todos os veículos tenha vencido no final de abril, a validade do licenciamento depende da placa.

Para as de final 1, 2 ou 3, o Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV) de 2020 venceu em 30 de abril, ao passo que as terminadas em 7 ou 8 têm prazo até 30 de junho. Para as de final 9 ou 0, a data-limite é 31 de julho. Se o proprietário pagou o IPVA e ainda não tem o CRLV atualizado, deve verificar se quitou todos os itens que compõem o licenciamento ou ainda se há algum processo pendente. É possível consultar a situação do veículo no site detran.rs.gov.br, em “Consulta de veículo”.

A taxa do DetranRS esteve em discussão desde o ano passado na Assembleia Legislativa para redefinição do valor (excluídos os custos de impressão e envio por correios, hoje inexistentes), por isso alguns proprietários de veículos não fizeram o seu pagamento.

No início de abril, o projeto de lei foi aprovado, sendo sancionado pelo governador Eduardo Leite no dia 12, definindo-se R$ 66,70 como valor único para todos os veículos. Vale ressaltar que o valor do seguro obrigatório (DPVAT) foi zerado esse ano. Para mais informações, o proprietário também pode consultar o site oficial detran.rs.gov.br.

Fonte: O Sul

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui