Licitação de materiais e equipamentos para semáforos será aberta nesta segunda em Lajeado

Empresas de todo o país podem participar


0
Departamento de Trânsito pretende instalar dispositivo de vídeo que registra quem ultrapassa o sinal vermelho (Foto: Caroline Silva)

Nesta segunda-feira (31) será aberta a licitação de materiais e equipamentos para semáforos da Prefeitura de Lajeado. A seleção ocorre há cada um ano. A subprocuradora do município, Laura Sudbrack, explica que todo o processo é on-line. “Vamos fazer essa licitação através de um pregão eletrônico, onde é gerada uma ata de registro de preços que é utilizada conforme for a demanda do município”, diz.

Ela também fala que empresas de todo o país podem participar. “Os lances são feitos através do site de Contas Públicas, e o edital esta disponível no site da prefeitura”, conta.

Furão em semáforos

Uma das propostas do coordenador do Departamento de Trânsito de Lajeado, Vinícius Renner, era de instalar o Furão, dispositivo de vídeo que registra quem ultrapassa o sinal vermelho no semáforo. Procurado pela reportagem, ele disse que ainda é um desejo do departamento, mas que em virtude da pandemia, acabou-se por deixar como menor prioridade. “Essa ideia permanece, mas tivemos que pausá-la devido a pandemia porque todo nosso trabalho foi concentrado na fiscalização noturna. Nossa ideia é retomar essa ação a partir deste ano, até porque é uma necessidade urgente do município”, ressalta.

Sincronização

Outra demanda relacionada ao semáforo em Lajeado é a sincronização. Renner diz que existe desde a Avenida Benjamin Constant até a Rua Júlio May. “O veiculo que descer a 50km/h vai pegar todo o semáforo verde. Nosso problema é com as controladoras que são muito antigas e precisam ser substituídas, elas não conversam entre si e acabam dando um problema na diferença de tempo de cada relógio. Queremos começar a trabalhar com a inteligência artificial, fazendo com que os semáforos se auto ajustem, e liberam as vias de maior tráfego”, explica.

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui