Licitação para Iluminação Pública Inteligente de Lajeado deve ser feita na Bolsa de Valores de São Paulo

Até o dia 25 de julho a comunidade e empresas interessadas podem consultar e opinar sobre as diretrizes e regras que serão consideradas no edital de concessão


0
Foto: Divulgação

Segue aberta até o dia 25 de julho a consulta pública para colher manifestações sobre os estudos técnicos voltados à estruturação da parceria público-privada (PPP) para implantação, manutenção, operação e exploração da Rede de Iluminação Pública Inteligente. Lajeado será a primeira cidade do interior a contar com a Iluminação Pública Inteligente. No Estado, somente Porto Alegre conta com o modelo.

O secretário de Fazenda de Lajeado, Guilherme Cé, diz que a licitação, que deve ser aberta até o fim do ano, deve ser realizada na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo. “É algo inédito, provavelmente essa licitação não acontecerá em Lajeado e sim na B3, em São Paulo. Pela primeira vez uma licitação do município vai ocorrer na bolsa de valores para facilitar o acesso de grandes empresas”, conta.

A empresa vencedora da licitação assumirá a gestão da iluminação pública pelo período de 20 anos após a assinatura do contrato. Será responsável pela modernização da rede 100% para LED, além da construção das usinas fotovoltaicas e demais melhorias no período de até 24 meses do início da concessão. Caberá à vencedora também a manutenção e a troca de lâmpadas pelo período da concessão, com atendimento 24 horas durante os sete dias da semana e prazo máximo contratual para resolução dos problemas.

Cé lembra que no dia 25 de julho, às 18h30, ocorrerá Audiência Pública para apresentação dos estudos, dos termos do edital e do contrato de PPP, que será realizada no Salão de Eventos da Prefeitura de Lajeado. “Teremos a Audiência Pública também para a coleta de considerações, após isso o município faz as adaptações necessárias nos estudos para finalizar o edital, e é enviado para o Tribunal de Contas, que tem 90 dias para fazer análise dessa documentação e efetuar a licitação. Nossa expectativa é finalizar o envio desses documentos em agosto e ocorrendo tudo certo, recebemos o retorno em novembro para fazer a licitação até o fim do ano”, comenta.

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui